Banca de DEFESA: MARIA LUIZA DE MEDEIROS TEIXEIRA

DISCENTE : MARIA LUIZA DE MEDEIROS TEIXEIRA
DATA : 22/07/2021
LOCAL: meet.google.com/bvt-yzep-qbj

UTILIZAÇÃO DE UMA PLANTA PILOTO DE PRODUÇÃO DE ETANOL PARA REALIZAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS NO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFRN CAMPUS NOVA CRUZ

Planta piloto; experimentação; atividades investigativas; habilidades; técnico em química.

As primeiras ideias que nos motivaram para este estudo surgiram desde que percebemos que havia um potencial recurso didático no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Nova Cruz, que é a planta piloto para produção de etanol. Percebemos que este equipamento poderia ser utilizado em várias disciplinas do eixo científico-tecnológico do curso Técnico em Química. Porém, raramente essa ferramenta era utilizada em aulas experimentais na instituição. Para entendermos os motivos da falta de utilização da planta piloto em aulas, iniciamos uma interação com os docentes da Química do Campus Nova Cruz através de um questionário aberto, abordando assim possíveis causas que dificultavam a utilização desse equipamento como recurso didático. Após a análise das respostas, verificamos a necessidade do desenvolvimento de um material de apoio aos docentes para realização de aulas experimentais na planta piloto. Nesta perspectiva, objetivamos com a pesquisa desta dissertação de mestrado desenvolver uma sequência didática experimental, centrada no tema produção de etanol, para promover a utilização da planta piloto do Campus Nova Cruz em aulas experimentais do Curso Técnico em Química. Tomamos como base teórica para desenvolvimento da sequência didática alguns pressupostos da experimentação por investigação e o desenvolvimento de habilidades e competências para formação do técnico em química. Para a coleta de dados, utilizamos instrumentos característicos da pesquisa qualitativa, como questionários aplicados aos alunos e entrevista com o professor titular da disciplina. Também utilizamos um protocolo de observação e notas de campo da pesquisadora durante a aplicação das atividades, como forma de registrar comportamentos dos alunos. Observamos que a proposta promoveu na turma estudada um desenvolvimento significativo de alguns conteúdos procedimentais importantes para aquisição de habilidades e competências requeridas de um Técnico em Química. Além disso, percebemos a motivação do professor da disciplina para aplicar a sequência nas próximas turmas e as potencialidades de sua utilização em outras disciplinas.

Presidente - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Externa ao Programa - 1412709 - NEDJA SUELY FERNANDES