Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE SILVA MARQUES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISELE SILVA MARQUES DE MELO
DATA : 28/01/2021
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/xas-ttyf-csu
TÍTULO:

Investigação de aspectos ambientais relacionados ao ensino de Zoologia para a graduação em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira


PALAVRAS-CHAVES:

Biodiversidade. Educação ambiental. Análise de conteúdo. Legislação ambiental. PNBio. Sensibilização ambiental.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

A Zoologia corresponde a uma área das ciências da vida que tem recebido atenção de vários pesquisadores envolvidos com os aspectos do ensino e da aprendizagem sobre a diversidade animal, seja ela como parte dos conteúdos de Ciências e Biologia na educação básica, ou como componente curricular na educação superior. Considerando que a Zoologia se constitui uma área de conhecimento de relação íntima com o ambiente onde os organismos vivem, esta pesquisa busca investigar como os aspectos ambientais foram evidenciados no percurso dos estudos de Zoologia ministrados para estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRN. Nesse sentido, foram identificados os aspectos ambientais evidenciados no contexto de ensino, a partir da disciplina de Biodiversidade, e suas peculiaridades no ensino de Zoologia. Tratando-se o trabalho de uma investigação de publicações para visualização dessas tendências foram utilizados elementos da metodologia de análise de conteúdo sistematizada por Laurence Bardin, que conduziu à montagem de um corpus a partir do qual foi selecionada uma amostra de análise totalizando 73 trabalhos entre resumos expandidos e trabalhos completos publicados em anais de congressos; capítulos de livros e artigos publicados em periódicos. Essa amostra de análise evidenciou conteúdos que possibilitaram a descrição de quatro categorias de contextualização ambiental no ensino de Zoologia, a saber: A biodiversidade nos enfoques à diversidade animal, Aspectos taxonômicos no estudo da fauna e o meio ambiente, Aspectos ecológicos no estudo dos animais e Educação Ambiental nas atitudes sobre a fauna. A análise dos trabalhos das categorias destacou um amplo enfoque sobre temas ambientais, principalmente ao logo da disciplina de Biodiversidade, porém não foram enfatizados, nesse processo, questões legais que regulamentassem o acesso à diversidade animal em campo. Isso posto, tem-se como produto educacional uma cartilha que explora sobre “Aspectos da Legislação Ambiental que regulamentam o acesso à biodiversidade direcionados ao ensino de Zoologia”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Externa ao Programa - 6349507 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA
Externa ao Programa - 347010 - ROSANGELA GONDIM D OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 18/12/2020 09:34
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