Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEMILDA MEDEIROS MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSEMILDA MEDEIROS MACHADO
DATA : 30/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

SEQUENCIA DIDÁTICA SOBRE ESCOSSISTEMAS AQUÁTICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO REMOTO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Híbrido. Momento Pedagógico.Sequência Didática.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

O conhecimento acerca das vivências dos indivíduos frente ao meio ambiente é de muita responsabilidade, já que os saberes para a formação de uma consciência crítica ambiental se personifica na educação básica dos sujeitos. A escola como sede do saber fazer pedagógico, tem por uma, das inúmeras funções, as quais, lhes são conferidas, é a obrigatoriedade do processo formativo dos estudantes, o qual deve ser pautado num ensino que os motive, e que mostre caminhos para uma aprendizagem sensível às nuances do meio ambiente, além de compreensão acerca da atuação da natureza, como a dos seus serviços que ela presta à humanidade. Porém como ensinar a base do saber científico ecológico, que são os ecossistemas, de forma significativa para os estudantes? Como tratar dos problemas ambientais locais, numa percepção contundente com o que é visto em sala de aula? Com isso, o Ensino Híbrido oportuniza uma autonomia discente, conferindo uma visibilidade holística acerca das demandas ambientais cotidianas do sujeito escolar. Essas questões ambientais, entendidas na perspectiva de questões sociocientíficas- QSC, permitem que o aluno adquira saberes necessários para o seu processo de alfabetização científica, formando-o em um cidadão crítico e participativo acerca da composição dos cenários sócio ambientais vigentes. Esse estudo objetivou-se em : 1º Aplicar um questionário ao público docente para a validação de uma sequência didática de cunho sócio científico e ambiental- QSC, trabalhada em três(3) momentos pedagógicos( DELIZOICOV e PERNAMBUCO, 2009) no formato de Ensino Híbrido(semipresencial- com atividades presenciais e em EAD ou em ERE - com momentos síncronos e assíncronos); 2º Avaliar o uso da sequência didática acerca dos serviços ecossistêmicos locais, potiguares, construída para o formato de Ensino Híbrido( MORAN, 2019); 3º Produzir um material que possibilite ao docente utilizá-lo como recurso pedagógico para o Ensino Básico. As atividades da sequência seguiram os 3 momentos que foram aqui designados como blocos interativos onde: o 1º Momento ou Bloco Interativo, definem o Envolvimento com um vídeo de curta duração associado a um questionário, a Problematização sobre os ambientes limnícos locais e a disponibilidade dos seus recursos, como fator recorrente para a comunidade local, utilizando vídeo aulas, textos e produções escritas; 2º Momento ou Bloco Interativo, a Organização do Conhecimento as atividades “ Redescobrindo os caminhos da água potável na zona norte de Natal”, “Recursos ecossistêmicos e a biodiversidade” a vídeo aula “Ecossistemas litorâneos(costeiros) potiguares” para a atividade “Agentes Ambientais Potiguares em Ação!” de produção escrita e o 3º Momento ou Bloco Interativo da Aplicação do Conhecimento a atividade de produção escrita verbal e não verbal para a edição de um folhetim fictício local “A gazeta ambiental da zona norte” espera-se que o discente venha descrever uma outra percepção, diferente da abordada na problematização ou momento inicial. O método quali-quantitativo, aqui aplicado com análise de conteúdo de Bardin(1979). Possibilitará compreendermos que a utilização de uma sequência didática ministrada em momentos no formato de ensino híbrido propõe uma aprendizagem valorativa acerca das questões ambientais. 

Palavras- chaves: Ensino Híbrido. Momento Pedagógico.Sequência Didática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interna - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Externa à Instituição - ANA CARLA IORIO PETROVICH
Notícia cadastrada em: 17/12/2020 16:41
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