Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA MARIA DA ROCHA
DATA : 05/11/2020
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/bzz-xohg-ozn
TÍTULO:

Proposição de atividade formativa para o ensino de astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências da Natureza; Ensino Fundamental; Séries iniciais; Ensino de Astronomia; Formação de Professores.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre os professores das 3 escolas públicas de uma rede municipal de ensino do Rio Grande do Norte, com o objetivo de identificar as principais dificuldades encontradas no Ensino de Ciências da Natureza pelos professores de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e semiabertas, sendo apontados os conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e questionado se os professores encontravam dificuldades conceituais ou metodológicas para o ensino dos mesmos.  Esta parte inicial da pesquisa apontou que a grande maioria dos professores sentem dificuldades em ensinar os conteúdos da Unidade Temática Terra e Universo, área que  compreende os conceitos de Astronomia,  sendo os conteúdos das unidades temáticas Vida e Evolução, Matéria e Energia, considerados mais fáceis de serem abordados. A partir deste resultado foi realizada a pesquisa bibliográfica que além de convergir para o resultado apresentado na pesquisa com os professores aponta ainda as principais causas das dificuldades encontradas no ensino de Ciências, em especial, no ensino de Astronomia. Mediante os resultados obtidos foi desenvolvida uma proposta de atividade formativa em formato de oficina, como suporte teórico e metodológico para o ensino dos conteúdos de Astronomia apontados pelos professores como aqueles em que eles apresentam maiores dificuldades de abordarem nas aulas de Ciêncais da Natureza.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externo ao Programa - 1675216 - BRUNO LEONARDO CANTO MARTINS
Externa à Instituição - MARIA LIDUINA DAS CHAGAS - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 05/11/2020 09:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao