ORNAMENTOS NO ISLÃ MEDIEVAL: ENSINANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
Palavras chaves: Ornamentos islâmicos medievais, Geometria, Abu’l Wafa, Teoria da Objetivação
O ensino de geometria na educação básica do Brasil narra fases de abandono e resgates. Apesar dos avanços as vicissitudes ainda persistem. Por isso, o presente trabalho consiste na apresentação de um caderno de atividades (produto educacional) que tem por objetivo sugerir aos professores de matemática novas reflexões e possibilidades para o ensino de conceitos geométricos nos anos finais do ensino fundamental. Nossos estudos mergulham na história da matemática islâmica medieval, onde encontramos em Ozdural (2000) evidências de que em Bagdá, no século X, o estudioso persa Abu’l Wafa (940-998) teria participado de reuniões colaborativas com artesãos para discutir sobre técnicas geométricas nas construções de ornamentos. Este contexto, nos apontou um novo caminho pedagógico em que entrelaçamos três elementos de estudo, são eles: História da matemática islâmica, ornamentos islâmicos e geometria. Diante deste desafio, optamos pela Teoria da Objetivação (TO) elaborada pelo professor Luís Radford como a teoria de ensino capaz de estruturar as atividades e orientar as ações didáticas. A aplicação do caderno na íntegra não ocorreu devido a realidade da pandemia, contudo escolhemos analisar uma testagem piloto ocorrida em novembro de 2019, quando oferecemos um minicurso na semana da matemática da UFRN para professores e alunos da licenciatura em matemática. Neste evento, constatamos nas manifestações dos participantes que os problemas propostos instigavam o exercício da criatividade e o desenvolvimento de novas formas de colaboração entre os grupos de trabalho, e que nossa abordagem geométrica sob um olhar estético, histórico e artístico possibilitou uma visão mais humana da matemática