Banca de QUALIFICAÇÃO: JANILSON ANANIAS DE AMARANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANILSON ANANIAS DE AMARANTE
DATA : 13/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 64 - CCET
TÍTULO:

A MATEMÁTICA DOS TRAJETOS URBANOS A PARTIR DA GEOMETRIA DO TAXISTA: UMA INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DO GOOGLE MAPS


PALAVRAS-CHAVES:

Geometria Táxi. Ensino de Geometria. Geometria não euclidiana


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada durante o mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Naturais e Matemática (PPGCENM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A presente pesquisa tem como objetivo, discutir possibilidades para se trabalhar em sala de aula a Geometria do Taxista, uma Geometria não euclidiana que se adapta muito bem ao ambiente urbano, através de atividades que utilizam o Google Maps para simular e analisar percursos urbanos. Discutimos ainda a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em sala de aula de Matemática, tanto para o ensino de conteúdos matemáticos, e também como forma de promoção da cidadania. Conforme exigência do mestrado profissional, realizamos a elaboração de um produto educacional - uma sequência didática - que permite ao docente abordar a Geometria Táxi através da análise e simulação de deslocamentos urbanos por meio do Google Maps. O produto educacional desenvolvido foi aplicado em uma escola da rede estadual de ensino, com uma turma da terceira série do Ensino Médio, o que nos permitiu testar e analisar as atividades por nós elaboradas. A coleta de dados ocorreu por meio de registros escritos e em áudio coletados durante a aplicação da sequência didática. A análise preliminar dos dados indica que o emprego de conceitos da Geometria Euclidiana na Geometria Táxi permite que os alunos compreendam melhor os conceitos estudados, e que as simulações realizadas permitiram aos discentes uma aprendizagem significativa. O seguinte questionamento norteou nossa pesquisa: como abordar em sala de aula de Matemática a Geometria do Taxista, a partir da análise dos trajetos urbanos utilizando o Google Maps?

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Interno - 2278641 - FABIAN ARLEY POSADA BALVIN
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 07/02/2020 16:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao