Banca de DEFESA: EWERTON RICARDO VIANA DE MEDEIROS

DISCENTE : EWERTON RICARDO VIANA DE MEDEIROS
DATA : 23/01/2020
LOCAL: Sala 51 - CCET

EDUCAÇÃO SEXUAL: PROPOSTAS DE OFICINAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Educação Sexual; Tema Gerador; Oficina Didática

De acordo com os documentos legais, a educação básica deve buscar uma formação integral do indivíduo. Para isso é preciso considerar processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes A temática educação sexual, além de pertencer à realidade do aluno, desperta o interesse e contribui para a sua formação integral. Nessa perspectiva, o presente estudo se apoia no referencial dos temas geradores de Paulo Freire e traz um produto educacional composto por oficinas didáticas para trabalhar assuntos relacionadas à Educação Sexual. Essas oficinas foram aplicadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva localizada no município de São Bento do Trairi/RN. Durante a aplicação das oficinas foi possível perceber a participação ativa dos alunos, uma vez que as atividades propostas favoreciam o diálogo e reflexões. Além disso a temática é de interesse do aluno, o que possibilitou a participação dos mesmos em todas as atividades propostas. Embora todos os professores tenham se envolvido no desenvolvimento das atividades propostas, alguns ainda não se sentem confortáveis para trabalhar essas temáticas em sala de aula. Com este trabalho pôde-se perceber que ainda faltam informações sobre os métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis e quais são os impactos de uma gravidez indesejada na vida de um adolescente. Percebeu-se também que esse assunto, na maioria das vezes, não é tratado no ambiente familiar, porém é trabalhado em algumas disciplinas, na maioria das vezes, como conteúdo curricular. Para os professores as atividades propostas favoreceram a problematização do conhecimento estimularam a participação dos alunos. Ao final da aplicação das oficinas os alunos avaliaram positivamente as atividades e sugeriram outras temáticas para serem trabalhadas em sala de aula. Vale salientar que a temática emergiu da necessidade dos alunos. Para a produção das oficinas utilizamos como orientações legais a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Presidente - 1718598 - Fernanda Marur Mazze
Externa ao Programa - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Externo à Instituição - FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO - UEPB
Notícia cadastrada em: 20/12/2019 13:09