Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNEY ARAÚJO LIMA

DISCENTE : EDNEY ARAÚJO LIMA
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Sala Seminário de Matemática

OS SABERES ETNOMATEMÁTICOS DOS TECELÕES DE REDES DE DORMIR DE JAGUARUANA – CE E O CONTEXTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇANDO UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

Tecelagem. Etnomatemática. Teoria da Objetivação. Unidades Temáticas.

O objetivo desta pesquisa foi investigar os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir do município de Jaguaruana – CE destacando as principais etapas da feitura de uma rede de dormir, os manejos da fabricação e comercialização e estruturar os relatos orais dos artífices em consonância com as Unidades Temáticas de Matemática do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da elaboração de um livreto voltado para a Educação Básica que focaliza os relatos dos saberes etnomatemáticos dos tecelões utilizados na tecelagem, materializando textos introdutórios reflexivos e tarefas de objetos do conhecimento matemático para sala de aula e se apoia na condução metodológica didática dos princípios da teoria sociocultural de aprendizagem da objetivação. É uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D’Ambrosio (2011) e na Teoria da Objetivação de Radford (2006). Partindo do relato de alguns tecelões, percebemos a riqueza de situações que podem ser edificadas e inseridas no contexto educacional através de tarefas conforme algumas habilidades das cinco Unidades Temáticas da BNCC. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor que podem ser entrelaçados com a Matemática escolar e a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e valorização dos conhecimentos prévios.

Presidente - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa à Instituição - ROSALBA LOPES DE OLIVEIRA - IFESP
Notícia cadastrada em: 18/02/2019 12:06