Banca de DEFESA: Odaivo de Freitas Soares

DISCENTE : Odaivo de Freitas Soares
DATA : 30/01/2019
LOCAL: Sala de Seminário de Matemática

Atividades Baseadas em História da Educação Matemática para a Formação de Professores

História da Educação Matemática; Formação de Professores; Atividades.

Este trabalho pretende sistematizar e avaliar a aplicação de duas atividades pautadas na História da Educação Matemática e aplicadas em uma turma de formação de professores de matemática. Elas foram apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico deve ver o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos alterações e permanências,  e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele.  A primeira atividade destinava-se a uma análise comparativa de livros didáticos do passado e do presente e sob como eles tratavam bem um conteúdo específico (Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum) e a outra buscou revisitar os procedimentos envolvidos com a “prova dos nove” que já não faz mais parte do currículo escolar. A avaliação dessas atividades foi conduzida pela questão: como atividades didáticas pautadas na História da Educação Matemática podem contribuir para a formação inicial ou continuada de professores e na sua visão sobre o ensino de matemática? A pesquisa conduzida a partir daí foi de caráter qualitativo e exploratório, com a produção e aplicação de duas sequências didáticas contendo perguntas sobre os conteúdos focados e sobre opinião dos estudantes sobre suas alterações e permanências históricas observadas neles ao longo dos anos. Elas foram aplicadas em duas turmas da disciplina de História da Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2017. Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio nos dois dias em que houve a aplicação, bem como o recolhimento do material. Os relatos dos alunos consideraram essencial que o futuro professor de matemática compreenda a forma como são instituídos os conteúdos em livros didáticos de matemática, em diferentes períodos. Como produto educacional, propomos um pequeno caderno com as atividades elaboradas, aplicadas e analisadas.

Interno - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Presidente - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Externo à Instituição - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN
Notícia cadastrada em: 19/12/2018 11:37