Sobre a confluência entre História e Filosofia da Ciência e o uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
Novas Tecnologias no Ensino; História e Filosofia da Ciência no Ensino; Objetos Virtuais de Aprendizagem; Formação Docente.
Com o crescente uso da tecnologia digital nas últimas décadas a sociedade vem sofrendo algumas mudanças. Essas mudanças influenciam não só a vida cotidiana das pessoas, mas também, modificam a maneira como elas ensinam e aprendem. A presente dissertação tem como foco questões especificas no contexto educacional no que diz respeito à inserção crítica das novas tecnologias no ensino, mais especificamente, ao desafio do uso de simulações e animações em sala de aula. O uso didático desses recursos acarreta desafios de cunho epistemológico envolvendo a natureza dos mesmos, seu caráter baseado em modelos, suas simplificações e limitações. Destaca-se, ainda, que o próprio conteúdo de simulações e animações pode apresentar diversas simplificações descontextualizadas. Acredita-se que uma abordagem em História e Filosofia da Ciência (HFC) possa contribuir para uma visão crítica e contextualizada sobre esses Objetos Virtuais. Nesse contexto, visa-se atuar na formação docente para a inserção das novas tecnologias com aporte da HFC, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo do professor. Almeja-se estimular nos docentes reflexões sobre a HFC em sala de aula, contribuir para que os mesmos conheçam exemplos de propostas numa perspectiva histórico-filosófico para a abordagem dos conteúdos de ciência e sobre ciência por meio do uso de objetos virtuais. Nesta perspectiva foi proposto um curso de formação docente, o qual passou por uma aplicação piloto. O desdobramento da aplicação piloto proporcionou a criação de um curso (produto educacional) dividido em cinco etapas: leitura prévia dos textos sobre o conteúdo histórico a ser trabalhado em oficina; discussão sobre aspectos da historiografia da ciência, da epistemologia da ciência e sobre o contexto histórico referente à história do vácuo e da pressão atmosférica; análise e reflexão sobre o uso de três objetos de aprendizagem que tratam da pressão atmosférica; proposições sobre o uso e modificações dos objetos virtuais analisados; e discussão final sobre o que é um “modelo” e o papel desses recursos no ensino de física. O curso proposto, além de preparar o professor para lidar com problemas e limitações dos objetos virtuais, permite aos docentes adaptá-los a seus contextos específicos de ensino-aprendizagem, bem como elaborar suas próprias estratégias.