Banca de QUALIFICAÇÃO: NAAMA PEGADO FERREIRA

DISCENTE : NAAMA PEGADO FERREIRA
DATA : 20/12/2017
LOCAL: Sala de Seminário da Matemática

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE MICRORGANISMOS DE ESTUDANTES HIPOACÚSICOS NO ENSINO BÁSICO

Microbiologia, Concepções alternativas, Surdez, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS.

As dificuldades de aprendizagem são comuns em várias áreas do ensino e pode ter influência direta no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, reduzindo o rendimento escolar. As concepções alternativas podem gerar dificuldades de aprendizagem que se perpetuam durante a vida do educando, sendo prejudicial ao entendimento de alguns fatos e conceitos científicos relevantes. O entendimento de questões científicas, notadamente na área microbiológica é necessário a qualquer estudante para que ele tenha uma adequada alfabetização científica, possa reconhecer microrganismos e associar não só a importância destes para o meio ambiente, como também os perigos de contrair doenças e formas de evitá-las. Diante disto, este trabalho surge das seguintes questões: Quais as concepções alternativas de estudantes com surdez sobre os microrganismos e a correlação destes com a saúde e o meio ambiente? Como, a partir disto, criar estratégias que facilitem o processo de aprendizagem dos surdos, destes conteúdos de Ciências, em salas de aula inclusivas? Acredita-se, que os surdos por apresentarem memória visual mais acentuada no que se refere também a estes conteúdos; possivelmente, sua dificuldade maior de aprendizagem pode estar em associar corretamente os microrganismos a suas funções, espera-se que os estudantes consigam associar de maneira adequada quando expostos a materiais visuais durante a explicação destes conteúdos e que o rendimento escolar destes estudantes seja relativo à dos estudantes ouvintes. Os objetivos deste trabalho são: Avaliar a contribuição de uma UEPS sobre microrganismos para uma aprendizagem significativa crítica de estudantes surdos e ouvintes, em salas de aulas inclusivas do ensino básico; Identificar as concepções alternativas e dificuldades de aprendizagens que estes estudantes apresentam ao especificar os diferentes tipos de microrganismos e os benefícios/malefícios deles para saúde humana e o meio ambiente; Comparar a aprendizagem entre estudantes da cultura surda e da ouvinte e descrever dificuldades de ensino, expostas por alguns professores de Ciências, da rede pública local, para se trabalhar microbiologia. Para isto, pretende-se realizar uma análise das concepções alternativas, de forma qualitativa, com estudantes do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual do RN. Os alunos foram avaliados por entrevistas semiestruturadas, figuras e questionamentos com a ajuda de um professor intérprete para corroborar com a clareza e subjetividade das respostas. Todas as análises efetuadas foram categorizadas em cinco níveis de entendimento conceitual: sem compreensão (SC); compreensão parcial (CP); compreensão coerente (CC); compreensão incoerente (CI); compreensão parcial e incoerente (CP/CI). Os resultados parciais obtidos foram que os estudantes do 6º e 9º anos têm diferentes concepções a respeito dos microrganismos, não há tanta divergência entre o entendimento dos estudantes surdos e ouvintes, porém os estudantes surdos apresentam uma maior dificuldade de mudança conceitual. Já os professores de Ciências relataram que as dificuldades de se trabalhar com este público tratam-se: da falta de recursos materiais, além da formação inicial e continuada adequada. Os resultados foram expostos em gráficos e serviu de subsídio na elaboração de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) para que os estudantes surdos consigam correlacionar os diferentes microrganismos e sua relevância, numa proposta prioritariamente visual.

Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo ao Programa - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA
Notícia cadastrada em: 07/12/2017 15:16