XAMPUS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Xampus, Jogo educativo Lúdico, Interdisciplinaridade, Contextualização, Química Orgânica.
Os jogos educativos lúdicos são uma nova ferramenta metodológica de apoio ao ensino e aprendizagem, este pode auxiliar e possibilitar aos alunos a compreender e assimilar os diferentes conteúdos. Sua utilização nas aulas pode motivar os alunos a se tornar participativos e contribuir de maneira significativa para que este encontre o interesse pelo conhecimento, possibilitando melhorias em seu aprendizado. Este trabalho tem por objetivo inserir a temática xampus como tema gerador de aprendizagem, problematizar de forma interdisciplinar e contextualizada apresentando aspectos como definição e classificação dos xampus, riscos, aspectos históricos, químicos e biológicos. Visa estimular o senso crítico frente ao modo de como esses cosméticos são veiculados na sociedade. A escolha de trabalhar a Química Orgânica é devido a estudos sobre dificuldades de aprendizagem das funções orgânicas verificada com um pré-teste sobre as dificuldades apresentadas pelos os alunos em relação ao conteúdo de Química Orgânica. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a utilização dos jogos no ensino de química. Procuramos apresentar neste trabalho uma temática que está de acordo com a realidade dos alunos e de maneira interligada através da ludicidade seja eficaz para trabalhar melhor conteúdos de Química Orgânica e minimizar as dificuldades de aprendizagem que os alunos vem apresentando no ensino médio em relação a esse conteúdo da química. Nosso produto de aprendizagem foi o desenvolvimento de um jogo educativo que trabalha conteúdos de química orgânica de maneira interdisciplinar e contextualizada.