O PLANEJAMENTO DIDÁTICO COMO AÇÃO NORTEADORA DO FAZER PEDAGÓGICO ALINHADO AS TENDÊNCIAS ATUAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Planejamento didático. Formação continuada. Ciências da natureza
A presente pesquisa surgiu das seguintes indagações a cerca do planejamento didático realizado por professores: o planejamento didático é realizado pelos professores de ciências da natureza, em turmas de 6º ao 9º ano, como ação norteadora de uma prática reflexiva capaz de promover a aprendizagem significativa de seus alunos? A formação continuada poderá contribuir com a reflexão dos professores, com vistas ao planejamento didático, como momento de apropriação do saber de forma pensada e articulada com a ação? Com base nessas indagações a pesquisa tem por objetivo contribuir, no espaço da formação continuada, com pressupostos teóricos e metodológicos que possibilitem a reflexão da prática docente acerca da importância do planejamento didático. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com objetivo descritivo e abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos empregados obedecem aos pressupostos da pesquisa-ação. Os interlocutores e o contexto do estudo envolvem trinta professores de ciências da natureza que atuam nos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Natal – RN, no ano de 2015. O percurso metodológico consistiu na aplicação de questionário estruturado fechado e na elaboração e aplicação de uma oficina pedagógica com vistas a colaborar com o planejamento didático dos professores de ciências da natureza. Os dados da pesquisa foram construídos através da aplicação de questionário estruturado fechado, entrevistas em grupo e análise de conteúdo dos planejamentos utilizando como referencial Bardin (2011). Verificou-se, na aplicação do questionário, que os professores que participam da formação continuada, reconhecem a sua importância como momento de aprendizagem. Em relação ao planejamento observamos ser necessário promover o diálogo e a reflexão a cerca da prática docente e das atuais tendências no ensino de ciências.