TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS PELA MEMBRANA PLASMÁTICA: ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
dificuldade na aprendizagem, estratégias de ensino, jogo didático digital, membrana plasmática
O entendimento dos professores sobre as principais dificuldades dos alunos na aprendizagem de conceitos biológicos pode auxiliá-los na utilização de novas estratégias de ensino, que sejam motivadoras, possibilitando assim a construção do conhecimento e a aprendizagem dos alunos de forma significativa. Novas estratégias de ensino são importantes potencializadores de aprendizagem, principalmente quando se tratam de conteúdos abstratos e de difícil assimilação, como ocorre com o estudo da citologia. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu na elaboração e aplicação de uma unidade didática (UD) sobre a morfofisiologia da membrana plasmática, envolvendo um jogo didático digital utilizado como ferramenta de avaliação da aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com 36 estudantes da 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Almirante Tamandaré- Extremoz/RN. O Percurso metodológico foi desenvolvido em cinco etapas: 1ª) Elaboração e planejamento das atividades da unidade didática de acordo com o calendário escolar; 2ª) reconhecimento dos conhecimentos prévios dos alunos; 3ª) elaboração um jogo didático digital para compor a UD; 4ª) construção e aplicação de uma UD baseada na aprendizagem significativa; 5ª) avaliação das possibilidades e limitações da UD. A metodologia utilizada apresenta alguns elementos da pesquisa-ação e para a coleta de dados foram utilizados questionários, modelos, observação participante, além do desempenho dos estudantes no jogo digital. Foi utilizada a análise quanti-qualitativa incluindo a análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que os alunos do ensino médio apresentam um conhecimento escasso sobre a célula e sua morfofisiologia. A unidade didática contribuiu para a aprendizagem significativa quanto aos conceitos biológicos estudados, além de desenvolver atitudes e procedimentos positivos dos alunos. O jogo foi eficiente em avaliar a aprendizagem além de incentivar a motivação e participação dos estudantes na resolução de questões. Portanto, tanto a Unidade didática quanto o jogo digital representam produtos educacionais com potencial para serem utilizados no ensino básico considerando o ensino-aprendizagem de transporte de substâncias pela membrana plasmática.