O PIBID de Matemática como Espaço de Formação Inicial e Continuada na UFRN/Natal
Matemática; Formação de professores; Caderno de Atividades
Este texto apresenta uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e tem como principais intenções contribuir com a formação de professores considerando-se a aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Diante disto, esta pesquisa, teve como questão diretriz: “Como o PIBID da UFRN-Natal contribui para a formação inicial e continuada de professores de Matemática a partir das ações ali desenvolvidas?”. Para respondê-la, estudamos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis pelo PIBID, analisamos ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática da UFRN de Natal e, também, estudamos as narrativas de professores e futuros professores de matemática envolvidos com o Programa a partir de entrevistas realizadas com coordenadores, supervisores e licenciandos. Para a nossa análise nos reportamos a Nóvoa (1992), (1999) e (2009), Shulmam, (citado por Mizukami 2004) e Shon (1992) e (2000) que discutem a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática. Além disso, como produto educacional, buscou-se elaborar um caderno de atividades a partir de ações desenvolvidas pelo projeto estudado.