Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA LORENA VALENTIM DA HORA

DISCENTE : BRUNA LORENA VALENTIM DA HORA
DATA : 08/09/2016
LOCAL: LABENBIO

ABORDAGEM CTS UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE BIOLOGIA

abordagem CTS; letramento científico; ensino médio; prática pedagógica.

A abordagem CTS auxilia os educandos na ampla compreensão que há entre ciência, tecnologia e sociedade, permitindo a construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários para a tomada de decisão responsável e inteligente em seu cotidiano e, por isso, tem sido reconhecida como um caminho para o letramento científico.  Neste contexto, buscou-se entender: como os professores de Biologia compreendem a abordagem CTS e de que forma aplicam em sala de aula no sentido de favorecer o letramento científico? Quais os impactos dos cursos de formação continuada na compreensão e aplicação da abordagem CTS no sentido de favorecer o letramento científico? Para responder tais questões, objetivamos (i) investigar como os professores Biologia de escolas públicas e particulares de Natal-RN compreendem e aplicam a abordagem CTS no sentido de favorecer o letramento científico dos estudantes do ensino médio; (ii) Elaborar e validar uma sequência de ensino investigativa  na perspectiva CTS com alunos do ensino médio. Para construção de dados, foi utilizado como instrumento um questionário exploratório, sendo possível utilizá-lo como fontes para caracterização de dois blocos para análise: 1) Perfil Profissional; 2) Concepções sobre letramento científico, abordagem CTS e aspectos da prática pedagógica relacionada às metodologias de ensino. Foi evidenciado, preliminarmente, que o letramento científico e o enfoque CTS são entendidos pelos docentes, por uma visão reducionista. Resultado observado ao identificar que 23,5% dos professores relacionam letramento científico à formação de cientistas.  Ademais, obtivemos docentes reduzindo o significado de letramento científico, meramente, à exposição da aplicabilidade da ciência. No total 47,0% dos docentes não compreendem totalmente o sentido real desta terminologia. Atrelado a este resultado, há cinco 29,0% docentes que não emitiram resposta, por não saber do que se trata letramento científico. Esta visão reducionista é reafirmada, quando observamos que dos dezessete professores investigados, somente, cinco 29,4% apresentam pensamentos condizentes com os objetivos da abordagem CTS, expondo em suas falas que a abordagem CTS se trata de desenvolver o pensamento crítico; formar para atuar na sociedade; e apontar as inter-relações CTS. Percebemos então, que muitos professores apresentam ideias fundamentadas no salvacionismo da ciência, na interpretação linear de progresso com as inovações tecnológicas, asseguradas pela neutralidade Científico-Tecnológica. Por outro lado, constatamos também motivações individuais que sinalizam claramente aspectos necessários ao enfoque CTS, dentre eles a necessidade de uma motivação em reformular sua prática pedagógica.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES