Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA RAÍSSA GOMES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA RAÍSSA GOMES DOS SANTOS
DATA : 20/06/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMA DA TERRA E ESTRUTURAS DO UNIVERSO EM VISITAS A UM PLANETÁRIO: UM MÓDULO DE ENSINO COM ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES E PLANETARISTAS


PALAVRAS-CHAVES:

Estruturas do Universo; Formação de professores; Forma da Terra; Planetário; Representações.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a formação de professores e planetaristas, em uma perspectiva de parceria direta entre espaços formais e não formais, através da realização de um Minicurso e elaboração de um Módulo de Ensino, partindo de duas problemáticas específicas: a existência e propagação de concepções e representações sobre temas de Astronomia que não condizem com os modelos científicos vigentes; e o déficit do ensino de temas de Astronomia na formação inicial desses profissionais. Tanto o minicurso quanto o Módulo de Ensino são propostos baseando-se nos resultados encontrados em um estudo realizado acerca das representações de alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental sobre a forma da Terra e as estruturas do Universo antes e após uma visita a um planetário. Neste estudo, buscamos identificar e analisar a relação entre mudanças ou persistências nessas representações e os diferentes recursos usados na sessão do planetário e nas atividades desenvolvidas concomitantemente. Para tanto, utilizamos três instrumentos de coleta de dados: dois questionários, um aplicado anteriormente à visita e outro após a mesma; o relatório da aula de campo solicitado pela professora da turma; e uma entrevista semiestruturada realizada após quatro meses da visita. A partir da análise conjunta dos dados, percebemos que as características esféricas da Terra, já identificadas nas representações dos sujeitos antes da visita, foram complementadas com uma noção maior de espacialidade, à medida em que passaram a desenhar as pessoas na parte convexa do círculo representante da Terra e não adotaram mais um sentido preferencial para sua distribuição. Contudo, evidenciamos também uma dificuldade em compreender as consequências que o formato esférico da Terra pode provocar nas situações vivenciadas pelos sujeitos. No que se refere às representações sobre as estruturas do Universo, notamos uma tendência em descrever o Universo associado ao Sistema Solar, além de muitos sujeitos colocarem estrelas entre os planetas. Diante desses resultados, no Minicurso e no Módulo de Ensino, são sugeridas algumas orientações para as sessões e atividades didáticas que tratam dessas temáticas e apresentadas duas propostas de atividades, na tentativa de proporcionar representações sobre a forma da Terra e as estruturas do Universo mais consistentes com a visão científica atual. Além disso, o Minicurso e Módulo de Ensino também contam com explicações a respeito das evidências que temos acerca da forma esférica da Terra e das definições das várias estruturas do Universo comumente relatadas pelo público em geral, assim como, apresentam discussões teóricas sobre as representações encontradas na literatura e reflexões acerca da importância das discussões sobre estratégias didáticas para o ensino de Astronomia seja no âmbito da educação formal ou não formal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Notícia cadastrada em: 23/05/2016 14:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao