MUSICALIZANDO A BIOLOGIA: USO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE COM ENFOQUE NA ABORDAGEM CTSA
Ciências, Música, Educação ambiental, CTSA, ludicidade.
A presente pesquisa teve objetivo geral contribuir com a formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas acerca do uso da música como recurso didático, analisando canções que abordam a temática ambiental e explorando seu potencial CTSA- Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O percurso metodológico da pesquisa ocorreu por meio da elaboração e aplicação de oficinas, nas quais foram apresentadas as músicas a serem trabalhadas, e formas de explorá-las com enfoque CTSA. A exploração foi realizada tanto pelos professores em formação quanto pelo pesquisador deste trabalho. A análise do potencial didático das músicas e da contribuição das oficinas para os licenciandos ocorreu com base em referenciais teóricos sobre o uso da música como recurso didático, e em critérios e aspectos relevantes da inserção da abordagem CTSA no ensino de Ciências. Os resultados apontam que os professores em formação apresentam dificuldades iniciais em explorar a música sob a perspectiva da abordagem CTSA, se limitando aos aspectos conceituais e ao caráter sensibilizador e reflexivo que a música possibilita. Por outro lado, foi observado que as músicas trabalhadas possuem potencial didático para trabalhar temas ambientais e relacioná-los à aspectos científicos, tecnológicos e sociais, e que podem, portanto, contribuir com a formação dos professores e estudantes.