Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE NILSON MORAIS

DISCENTE: JOSE NILSON MORAIS
DATA: 18/09/2015
LOCAL: Sala 3H5

CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DOS FEIRANTES DA FEIRA LIVRE DE NOVA NATAL DA CIDADE DO NATAL/RN.

Etnomatemática. Contexto Sociocultural. Resolução de Problemas. Produto Educacional.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Este trabalho visa descrever indícios dos conhecimentos matemáticos implícitos nas operações comerciais de um grupo de feirantes da feira livre, instalada no Conjunto Habitacional de Nova Natal, localizada na Zona Norte e que dista 30 km do centro da cidade do Natal. Para alcançarmos os objetivos estabelecidos, buscamos apoio nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, nas propostas dos documentos oficiais, além da pesquisa qualitativa.  Na parte empírica usou-se procedimentos da Etnografia como o diário de campo, a entrevista semiestruturada, observações participantes e registros de vídeos. A partir das análises dos dados coletados, elaborou-se Sequências de Atividades para o Ensino-Aprendizagem da Matemática, norteadas pelos pressupostos da Resolução de Problemas, nas concepções de Allevato e Onuchic (2009), que irão compor o Produto Educacional ao nível do Ensino Básico. As Situações-Problema, inseridas no Produto Educacional, surgiram das interpretações dos conhecimentos matemáticos, tomando como partida, as compras realizadas pelos feirantes junto aos fornecedores até as vendas destas mercadorias aos clientes na feira livre, contexto sociocultural em que notamos ideias Matemáticas presentes, pois os feirantes fazem uso de um tipo de Matemática específica para solucionar seus problemas inerentes nas compras e nas vendas, ao passar troco, escolher a melhor ferramenta para quantificar as mercadorias e sem utilizar instrumentos aferidos como a balança analógica ou digital. Este Produto Educacional será uma proposta alternativa de ensino-aprendizagem em Matemática, na intenção de promover a aquisição do conhecimento, a ampliação das habilidades voltadas para o cálculo estimativo, apropriação dos conceitos matemáticos aplicados em diversas situações, como também, nas outras áreas do conhecimento além de ser, de fato, um instrumento com ações pedagógicas voltadas para a sala de aula.

Presidente - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
Interno - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA