Banca de QUALIFICAÇÃO: LACORDERIO TAVARES FERNANDES

DISCENTE: LACORDERIO TAVARES FERNANDES
DATA: 21/08/2015
LOCAL: Sala 64 do CCET

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL EUCLIDIANA NO ENSINO MÉDIO

Educação Matemática; Aprendizagem Significativa; Mapas Conceituais; Ensino e Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Esta dissertação é fruto de uma pesquisa realizada à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, com alunos da 2ª série do Ensino Médio, na cidade de Capinzal do Norte, no Estado do Maranhão. A abordagem pedagógica desta pesquisa está direcionada ao que fazer e como fazer para que o aluno venha a se apropriar dos conhecimentos inerentes à Geometria Espacial Euclidiana, de maneira mais significativa e transformadora. Que essas informações permaneçam por mais tempo em sua estrutura cognitiva, enfim, que possibilite uma maior significação no presente e no futuro. Adotou-se como estratégia metodológica a pesquisa-ação, acompanhado de uma observação participante de tal modo que garantisse resultados consistentes, advindos a partir da aplicação de um variado número de instrumentos coletores de dados como: a avaliação diagnóstica, a técnica de Mapas Conceituais, a utilização de materiais manipuláveis, o uso de software educativo e aplicação do questionário avaliativo, além da própria observação realizada em todas as etapas da investigação.  Pois, partimos da premissa que a forma com que os discentes internalizam o conhecimento é algo particular e idiossincrático, ou seja, cada aluno aprende em modos diferentes e em situações temporal diferentes. Daí a importância de se desenvolver metodologias diversificadas para o mesmo conteúdo a ser trabalhado. A pesquisa que aqui se delineia soma-se a várias outras pesquisas que têm trabalhado com os referenciais teóricos da Aprendizagem Significativa, da técnica de Mapas Conceituais, da apropriação da tecnologia nos processos educacionais e do uso de materiais manipuláveis, no desejo de aproximá-los e comungar seus pontos comuns. Esta intervenção pedagógica também possui como objetivo a construção de um conjunto de orientações educacionais com aplicabilidade direta em sala de aula e direcionada especialmente ao professor de matemática da educação básica, que poderá utilizá-las no decorrer de sua prática docente. Tais orientações denominadas aqui de produto educacional, procuraram seguir os pressupostos da Teoria que fundamenta este trabalho de pesquisa e assim, tornar-se um instrumento educativo com um relevante potencial significativo.

Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Presidente - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
Notícia cadastrada em: 07/08/2015 13:50