UMA EXPERIENCIA DE INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO SOL
Sol, Astronomia, Física Moderna, radiação corpo negro
A presente pesquisa tem como objetivo central promover a melhoria do ensino de física na Escola Estadual “Amaro Cavalcante” (EEAC) por meio de uma proposta didática que contemple a inserção de conceitos de Astronomia e de Física Moderna a partir do Sol. O trabalho segue uma abordagem predominantemente qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa-ação com intervenção em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da 3ª série A e 3º série B do ensino médio da EEAC. Os instrumentos de coleta de dados foram constituídos pela observação participante natural, aplicação de questões abertas e pela análise das atividades desenvolvidas durante a execução dos planos de aulas (pré-testes e exercícios). O produto educacional foi construído a partir da elaboração de unidades didáticas de aulas que enfatizam o estudo do Sol, do Sistema Solar, da radiação do corpo negro e da Lei de Planck. Os alunos, sujeitos da pesquisa, já tinham conhecimentos prévios sobre o Sol o que serviu como âncora para a ampliação e inserção de conteúdos de Astronomia e Física Moderna. As informações oriundas do campo de pesquisa foram interpretadas à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).