Banca de QUALIFICAÇÃO: RADMA ALMEIDA DE FREITAS

DISCENTE: RADMA ALMEIDA DE FREITAS
DATA: 05/12/2014
LOCAL: Setor III, Sala H5

CONSTRUÇÃO DE UMA SESSÃO DE CÚPULA PARA UM PÚBLICO GERAL COM A TEMÁTICA “INTERAÇÃO TERRA-SOL”

planetário; sessões de cúpula; popularização da astronomia; aprendizagem por livre escolha.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

O planetário é um espaço potencial para a educação em astronomia. No entanto, em nosso país a maior parte das sessões desenvolvidas são voltadas para o público escolar. Nossa proposta contempla uma sessão direcionada ao público geral, ou seja, não necessariamente escolarizado, bem como a avaliação da sessão, por esse mesmo público. Para sistematizá-la nos baseamos em proposta anterior para a construção de sessões e em reflexões provenientes de dois eixos de discussão relacionados à comunicação da/sobre a ciência em contextos de educação não formal. O primeiro eixo remete à problematização dos objetivos e sentidos atribuídos a essa comunicação, destacando-se a ideia de popularização da ciência, ou seja, de uma comunicação que busque o diálogo entre conhecimento científico e popular. Neste sentido, foi importante a reflexão sobre as especificidades da educação não-formal, bem como do planetário como um espaço onde se promove cultura. Dessa forma, consideramos importante buscar caminhos que permitam o diálogo entre o conhecimento popular e científico, de modo que a cultura e a crença das pessoas possam ser valorizadas. Com esse objetivo, desenvolvemos pesquisa de sondagem com o público sobre suas ideias a respeito da temática a ser tratada na sessão em desenvolvimento. Também realizamos pesquisas em cordéis e em fontes científicas. O segundo eixo remete à construção de conhecimentos em situações de “aprendizagem por livre escolha” conforme o Modelo Contextual de Aprendizagem. Esse modelo ressalta o papel de organizadores prévios em exposições de museus. No contexto de produção de sessões, consideramos importante a escolha de uma mensagem geral que oriente a estruturação da sessão e a transposição das ideias nela veiculadas. A mensagem geral e os núcleos de informação, nos quais a mesma é organizada, também auxiliam no desenvolvimento dos instrumentos de avaliação da sessão por parte do público. A partir da nossa proposta, apresentamos o storyboard da sessão intitulada “O Sol e suas influências sobre a Terra”, assim como uma discussão sobre a metodologia e os instrumentos de coleta de dados que adotamos.

Presidente - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
Interno - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA