Banca de DEFESA: GERLANIA CAROLINA MELO NASCIMENTO

DISCENTE: GERLANIA CAROLINA MELO NASCIMENTO
DATA: 22/07/2014
LOCAL: Sedis

Ritmicidade biológica aplicada ao ensino médio: proposta de unidade didática contextualizada com o tema saúde

ritmo biológico, saúde, sono-vigília, unidade didática

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Os ritmos biológicos fazem parte da vida dos seres vivos desde os mais simples até o mais complexos. No homem, um dos ritmos biológicos mais importantes é o ciclo sono-vigília (CSV), que representa um comportamento indispensável para a saúde uma vez que a privação do sono pode levar a déficits de atenção e de memória, alterações de humor e sonolência diurna que podem prejudicar o desempenho escolar. Apesar disso, o CSV é um assunto pouco discutido no âmbito escolar. Assim, o objetivo desta pesquisa foi divulgar os conteúdos sobre o ciclo sono-vigília, de forma contextualizada com o tema saúde, para estimular hábitos de sono saudáveis.  Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual com 33 estudantes do 3º ano do ensino médio e está dividida em quatro etapas: 1ª) Estudo do conteúdo e análise do livro didático adotado pela escola para subsidiar as atividades contempladas na unidade didática (UD) e além da aproximação com a professora de biologia da turma para avaliar a viabilidade de horários para o desenvolvimento da UD; 2ª) Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, por meio de questionário, para nortear a elaboração da UD; 3ª) Desenvolvimento e aplicação de uma UD baseada na aprendizagem significativa, e caracterização dos hábitos de sono dos estudantes, e 4ª) Avaliação da UD como uma proposta viável para trabalhar os conceitos sobre ritmos biológicos. Os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do CSV são escassos e este assunto não está contemplado nos livros do ensino médio adotado pela escola. Foram observadas concepções alternativas, principalmente quanto às diferenças individuais de sono, que podem contribuir para a ocorrência de hábitos inadequados de sono, como relatado pelos adolescentes deste estudo. As atividades desenvolvidas durante a UD foram bem recebidas pelos alunos que se mostraram participativos, motivados e avaliaram positivamente os procedimentos utilizados pelo pesquisador. Após a UD o conceito sobre ritmo biológico foi ampliado e os estudantes passaram a identificar que o CSV muda ao longo da vida devido a fatores biológicos e sócio-culturais. Assim, a UD elaborada neste estudo representa uma proposta viável para trabalhar os conceitos sobre ritmos biológicos contextualizados ao tema saúde, no ensino médio.

Presidente - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA
Interno - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO