INÉRCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA UNIDADE DIDÁTICA CENTRADA NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO DE INÉRCIA.
Inércia; História da Ciência; Natureza da Ciência.
Nas últimas décadas as pesquisas em ensino de ciências têm apontado a necessidade de inserir no ensino de ciências conteúdos históricos, assim como conteúdos de natureza da ciência (NdC). O número de trabalhos que tratam dessa temática tem sido cada vez mais crescente e algumas propostas de implementação desses conteúdos no contexto da educação básica tem sido apresentadas, no entanto, o número de trabalhos de natureza aplicada, desse tipo de abordagem, ainda se apresenta em número muito escasso. O presente trabalho se insere nessa perspectiva, propondo, com o objetivo de colaborar com o ensino de conteúdos de física e NdC, explorar a História da Inércia, um dos temas centrais da física clássica, e pouco explorado do ponto de vista histórico-filosófico no ensino. Esta pesquisa dará origem a dois produtos. Ambos inserem-se na produção de materiais instrucionais (para professor e para o aluno) para subsidiar interessados na transposição da HFC para o contexto educacional a partir da história apresentada.