Banca de QUALIFICAÇÃO: MIDIA MEDEIROS MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIDIA MEDEIROS MONTEIRO
DATA: 24/09/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

INÉRCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA UNIDADE DIDÁTICA CENTRADA NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO DE INÉRCIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Inércia; História da Ciência; Natureza da Ciência.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Nas últimas décadas as pesquisas em ensino de ciências têm apontado a necessidade de inserir no ensino de ciências conteúdos históricos, assim como conteúdos de natureza da ciência (NdC). O número de trabalhos que tratam dessa temática tem sido cada vez mais crescente e algumas propostas de implementação desses conteúdos no contexto da educação básica tem sido apresentadas, no entanto, o número de trabalhos de natureza aplicada, desse tipo de abordagem, ainda se apresenta em número muito escasso. O presente trabalho se insere nessa perspectiva, propondo, com o objetivo de colaborar com o ensino de conteúdos de física e NdC, explorar a História da Inércia, um dos temas centrais da física clássica, e pouco explorado do ponto de vista histórico-filosófico no ensino. Esta pesquisa dará origem a dois produtos. Ambos inserem-se na produção de materiais instrucionais (para professor e para o aluno) para subsidiar interessados na transposição da HFC para o contexto educacional a partir da história apresentada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Interno - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Interno - 1753713 - SILVIA CALBO AROCA
Notícia cadastrada em: 29/08/2013 08:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao