CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE INDICADORES DE MONITORAMENTO DA POLÍTICA POTIGUAR DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
Políticas públicas; indicador; educação permanente.
A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como objetivo central a construção participativa de indicadores de monitoramento da Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde (PPEPS), implementada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN). A abordagem metodológica utilizada é do tipo estudo de avaliabilidade, de natureza aplicada e com desenho quantitativo, ancorada nos referenciais teóricos de Pasquali e Bardin. A construção dos indicadores foi realizada em duas etapas. Na primeira, foram mapeados e convidados especialistas da área da gestão, educação e saúde pública para colaborarem na elaboração da matriz de indicadores por meio de reuniões estruturadas. Na segunda etapa, será realizada a validação do conteúdo do instrumento com base em critérios de clareza, relevância e representatividade dos itens propostos, por meio da aplicação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). A partir disso, propõe-se a criação de uma matriz de indicadores sensível à realidade dos serviços, capaz de subsidiar decisões, aprimorar os processos organizacionais e mensurar os impactos das ações formativas nos territórios. Entre os resultados esperados, destacam-se o fortalecimento das instâncias de cogestão e do controle social, a qualificação das práticas de educação permanente no estado e a consolidação de uma cultura avaliativa na gestão pública em saúde. A proposta reafirma o compromisso com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que se refere à participação social, à democratização do conhecimento e à valorização dos sujeitos que compõem a força de trabalho do sistema.