Convite CaféNESC

Cumprimentando-o(a), vimos convidá-lo(a) para participar da atividade de extensão denominada CaféNESC, promovida pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), há mais de uma década. Após dois anos de trabalho remoto no âmbito dessa universidade, em função da crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, que interrompeu a realização das atividades presenciais, estamos retomando mais uma edição do CaféNESC.

Essa atividade é um espaço importante de reflexão e debates do pensamento crítico-propostivo no campo da saúde coletiva, sobre temas e experiências relevantes relacionadas ao direito à saúde, politicas de Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), entro outros, que visa contribuir com a articulação dos diversos setores da UFRN que atuam nessa área, assim como tem proporcionado e fortalecido o diálogo e a relação com os serviços de saúde por meio do envolvimento dos profissionais, gestores e usuários do SUS e participantes do controle social. Além disso, colabora para o processo de formação dos estudantes da saúde e oportuniza a articulação com outras instituições públicas que atuam na área da saúde.

Assim sendo, o NESC realizará e coordenará mais uma edição do CaféNESC, em parceria colaborativa com setores da UFRN, em especial com o Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Departamento de Saúde Coletiva (DSC), a Escola de Saúde(ESUFRN) e o Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN, com o tema: SAÚDE e DEMOCRACIA: Atenção Primária no SUS, contexto atual, repercussões e desafios, que acontecerá no dia 19 de agosto de 2022, às 16 horas no auditório do Instituto Ágora, campus central da UFRN.

Discutir esse tema é de alta relevância, dada à importância e o papel protagonista da Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS, somada à crise que enfrenta a saúde pública nos tempos atuais, reflexo das crises econômica, política, social e ética no nosso país. Esse contexto repercute fortemente na Atenção Primária, em especial, destacam-se as recentes mudanças feitas pelo Ministério da Saúde na forma de financiamento, que na prática poderá contribuir para sua possível desestruturação, impondo mais dificuldades para a garantia da equidade, universalidade e integralidade da atenção à saúde.

Para fazer a exposição e aprofundar esse debate, o CaféNESC contará com a presença do professor Dr. Túlio Franco da Universidade Federal Fluminense, doutor em saúde coletiva pela UNICAMP e pós doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Bolonha/Itália, diretor do Instituto de Saúde Coletiva e coordenador do Fórum internacional da Rede Unida que compõe a Frente pela Vida.

O cenário complexo e desafiador que enfrentamos nos impõe a cumprir uma tarefa fundamental, de colocarmos os melhores esforços dessa reflexão crítica e da nossa atuação intra e inter institucional, aliada à sociedade civil organizada, a favor do direito à saúde e vida da população e da democracia.

Por isso, esperamos poder contar com sua presença, para contribuir com esse necessário debate. Será uma alegria recebê-lo(a).

Informamos ainda, que na oportunidade, haverá o lançamento de dois livros produzidos no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, organizados pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN.

Secretaria MPGTES.
Notícia cadastrada em: 17/08/2022 14:17