Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI NETO DE ARAÚJO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVI NETO DE ARAÚJO SILVA
DATA : 19/08/2021
HORA: 11:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ANTI-INFLAMATÓRIOS, ANTI-HIPERGLICEMIANTES E ANTI-PERDA ÓSSEA DO PROBIÓTICO LACTOBACILLUS RHAMNOSUS EM1107 EM MODELO EXPERIMENTAL DE PERIODONTITE INDUZIDA EM RATOS DIABÉTICOS TRATADOS COM METFORMINA.

 

PALAVRAS-CHAVES:

probiótico, periodontite, diabetes, metformina, ratos

 

PÁGINAS: 75
RESUMO:

Probióticos são suplementos alimentares ricos em microrganismos vivos usados principalmente para equilibrar a microbiota intestinal e modular a resposta imune do organismo. Porém, seus efeitos nos tecidos orais ainda não foram completamente esclarecidos, apesar de haver um interesse progressivo em sua aplicabilidade como meio de prevenção de doenças infecciosas bucais. Dentre estas doenças, está a doença periodontal (DP), uma condição de natureza inflamatória e mediada pela resposta imuno-inflamatória do hospedeiro que pode acometer tanto os tecidos de proteção, quanto os tecidos de sustentação dos dentes. Além disso, tal doença mantém uma relação bidirecional devidamente estabelecida e documentada com outras condições sistêmicas, como a Diabetes Melittus (DM), uma vez que indivíduos diabéticos parecem ser mais susceptíveis à inflamação gengival do que aqueles que não apresentam esta condição. Considerando a metformina (MET) o fármaco padrão para o tratamento da diabetes, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos anti-inflamatórios, anti-hiperglicemiantes e anti-perda óssea do probiótico lactobacillus rhamnosus EM1107 em modelo experimental de periodontite induzida por ligadura em ratos diabéticos tratados com metformina. Este ensaio pré-clínico, in vivo, randomizado, cego e controlado foi composto por 114 ratos Wistar machos divididos aleatoriamente em seis grupos com 19 animais cada: controle, ligadura, ligadura/DM, ligadura/Prob, ligadura/DM/Prob e ligadura/DM/Prob/Met. Durante 30 dias os animais receberam probiótico via gavagem oral. A DM foi induzida no 14º dia do experimento com injeção de STZ na veia peniana seguida pela colocação da ligadura para indução da DP e gavagem de MET no 19º dia, e eutanásia no 30º dia. Pelo ensaio ELISA no tecido gengival observou-se redução significativa de IL-1β e TNF-α nos grupos Prob (p<0,05). Pela análise histopatológica, o grupo Ligadura/DM/Prob/Met apresentou a maior redução na contagem de osteoclastos. A análise bioquímica mostrou redução significativa da glicose sérica tanto nos grupos Prob quanto nos grupos Metformina (p<0,05). A análise microtomográfica (μCT) nas maxilas evidenciou que os animais diabéticos tratados com probiótico e com metformina tiveram perda óssea linear e volumétrica significativamente menor do que aqueles que não tiveram tratamento algum. Nossa hipótese sugere efeito anti-inflamatório acentuado do probiótico lactobacillus rhamnosus EM1107 quando associado a Metformina em quadros de DM com DP.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2085732 - ANA RAFAELA LUZ DE AQUINO MARTINS
Interna - 2374605 - AURIGENA ANTUNES DE ARAUJO
Interno - 1660087 - BRUNO CESAR DE VASCONCELOS GURGEL
Notícia cadastrada em: 16/08/2021 09:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao