Banca de QUALIFICAÇÃO: HILDERICA LIMA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HILDERICA LIMA CAMPOS
DATA: 04/06/2013
HORA: 16:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PREDIO DO LARHISA
TÍTULO:

Caracterização de resíduos gerados em instalação piloto de dupla filtração e em ETA de ciclo completo em escala real.


PALAVRAS-CHAVES:

 Resíduos. Dupla filtração. ETA de ciclo completo.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
RESUMO:

Os processos de tratamento de água tem por objetivo remover um ou mais contaminantes e isto produz algum tipo de resíduo ou subproduto. Estes resíduos são classificados como sólidos e consistem em uma combinação entre fase sólida e líquida. Ressalta-se que a maior parcela destes resíduos corresponde à fase líquida. Assim, as características dos resíduos influenciam a remoção de água e, consequentemente, são essenciais para definir os sistemas de redução de volume e viabilizar seu gerenciamento (BARROSO, 2009).

O descarte destes resíduos deve ser uma preocupação primordial das concessionárias que fornecem água potável. Nos dias atuais, estas empresas não devem se empenhar apenas em eliminar os resíduos de forma a não pôr em perigo o meio ambiente, mas também, devem buscar formas de utilizar estes resíduos de modo que propicie a sustentabilidade, ou seja, retorno financeiro aliado ao equilíbrio ambiental. Para isto, é preciso que se priorize estudos inclusive sobre a composição química dos resíduos, a fim de aumentar as suas possibilidades de uso e de descarte (AWWARF, 2007).

Há diversos métodos para o descarte de resíduos de tratamento de água que variam de acordo com o tipo de resíduo produzido. Quanto aos resíduos de lodo, algumas concessionárias os liberam nos cursos de água ou os depositam em aterros. Outras técnicas de gestão de resíduos utilizadas pelas concessionárias que tratam a água são desidratação mecânica, a aplicação do lodo como fertilizantes e injeção em poço profundo (EPA, 2002).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 346736 - CICERO ONOFRE DE ANDRADE NETO
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO CALAZANS DUARTE - IFRN
Externo à Instituição - PAULO EDUARDO VIEIRA CUNHA - CAERN
Notícia cadastrada em: 04/06/2013 13:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao