Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA TICIANE DE OLIVEIRA ALMEIDA

DISCENTE : ROSA TICIANE DE OLIVEIRA ALMEIDA
DATA : 10/05/2018
LOCAL: Auditório da CCEA - CTEC/UFRN (Sala 212)

PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA MAPEAMENTO DE PERIGO DE INUNDAÇÃO

Mapa de perigo. Tempo de duração. HEC-RAS.

Os estudos que realizam mapeamento de perigo de inundação geralmente utilizam a frequência, a profundidade e a velocidade como principais indicadores. No entanto, o tempo de duração da cheia também é um critério relevante, visto que inundações de longa duração podem causar erosão do solo, poluição da água e morte de culturas agrícolas. A bacia do rio Piancó-Piranhas-Açu sofre periodicamente com inundações e umas de suas principais atividades econômicas é a agricultura irrigada. Logo, esta bacia é um local onde o tempo de duração é, provavelmente, um indicador relevante para mensurar o perigo de inundação. Assim, o objetivo desta pesquisa é propor, utilizando como local de estudo o rio Piranhas-Açu, um método para geração de mapa de perigo de inundação que considere além dos critérios usuais, o tempo de permanência da água. Para tanto, será realizada, através do software HEC-RAS, a modelagem hidráulica do corpo hídrico – da qual serão gerados mapas de velocidade, de profundidade e de tempo de duração para cinco tempos de retorno diferentes. Através desses mapas será gerado um único mapa de perigo de inundação.

Presidente - 2190974 - JOANA DARC FREIRE DE MEDEIROS
Interno - 1759777 - ADELENA GONCALVES MAIA