Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE DAIANE DE LIMA NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOYCE DAIANE DE LIMA NOGUEIRA
DATA : 22/05/2017
HORA: 15:30
LOCAL: Sala 212 - Auditório do CCEA (CTEC)
TÍTULO:

PERFORMANCE DE DIFERENTES COMPOSIÇÕES DE TELHADOS VERDES EXTENSIVOS EM NATAL/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Eventos de Precipitação Intensa. Telhados Verdes. Caracterização da água. Retenção da água. Períodos Chuvosos e Secos. Manutenção dos módulos.


PÁGINAS: 34
RESUMO:

Telhados verdes são dispositivos que atuam como mitigador de problemas ambientais, principalmente os problemas agravados pelo desenvolvimento urbano, como enchentes, poluição e mudanças microclimáticas. O clima é no geral o fator mais significativo na eficiência do telhado verde, pois dele depende as estações chuvosas, secas, frias e quentes, interferindo no desenvolvimento da vegetação, manutenção e retenção de chuva. Apenas recentemente foi entendido que cada país com diferentes condições climáticas e características de construção tem que fazer estudos locais para identificar os melhores componentes, para o estabelecimento bem sucedido de telhados verdes. Em cidades como Natal, assoladas por problemas de alagamentos nos períodos chuvosos, principalmente com eventos extremos de chuva, os telhados verdes podem reduzir de escoamento superficial por fornecerem mais espaços verde e maior evapotranspiração, além de ser considerada uma opção economicamente excelente quando comparado aos sistemas estruturais de grande porte. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo geral caracterizar a água oriunda de telhados verdes extensivos, e como objetivos específicos (1) fazer um estudo comparativo entre a água de chuva e a água advinda dos telhados verdes, (2) Identificar os períodos chuvosos e secos, e dentro destes, os eventos de precipitação intensa que ocorrerem, durante o estudo, (3) verificar a sobrevida dos telhados verdes nos períodos secos, com regas semanais e (4) avaliar o desempenho de três diferentes composições de telhados verdes extensivos em Natal/RN.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1222082 - ADA CRISTINA SCUDELARI
Externo à Instituição - ANA CLEIDE BEZERRA AMORIM - UFRN
Interno - 346736 - CICERO ONOFRE DE ANDRADE NETO
Externo ao Programa - 2085750 - FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRANCA
Notícia cadastrada em: 19/05/2017 17:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao