Banca de DEFESA: ANTONIO MARCOS OLIVEIRA DE LIMA

DISCENTE : ANTONIO MARCOS OLIVEIRA DE LIMA
DATA : 13/07/2020
LOCAL: Sala Virtual da RUTE - HUOL através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rutehuol

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE LINGUAGEM EM PRÉ-ESCOLARES NASCIDOS PREMATUROS

Pré-escolar; Nascimento prematuro; Desenvolvimento da linguagem; Linguagem infantil; Testes de linguagem

A identificação precoce de comprometimentos no desenvolvimento da linguagem em crianças nascidas prematuras favorece a intervenção no período ideal e minimiza os impactos de um transtorno de linguagem na vida da criança. Entretanto, para tal identificação são necessários instrumentos capazes de avaliar as habilidades comunicativas da criança considerando inclusive a correção da idade no caso dos nascidos prematuros. No Brasil, os instrumentos de avaliação da comunicação e da linguagem ainda são escassos, especialmente nos primeiros anos da primeira infância. Nessa dissertação foram conduzidos dois estudos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 97759718.4.0000.5292). O primeiro estudo teve como objetivo traduzir transculturalmente para o Português Brasileiro um instrumento específico para nascidos prematuros, e que é baseado no relato de pais, o Parent Report of Children’s Abilities-Revised (PARCA-R). Este instrumento passou pelo processo de tradução e retrotradução, e foi aplicado em duas etapas com pais ou responsáveis de crianças no segundo ano de vida. O segundo estudo teve como objetivo comparar o desempenho aos dois anos de vida de crianças nascidas prematuras e a termo nas subescalas de linguagem da Bayley III, considerada padrão-ouro para avaliação do desenvolvimento infantil e recentemente traduzida e comercializada no Brasil. Com base em seus resultados, esta dissertação contribui para preencher a lacuna relacionada a avaliação da linguagem em nascidos prematuros nos primeiros anos de vida.

Presidente - 2321749 - ANA MANHANI CACERES ASSENCO
Interna - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externa à Instituição - DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA - USP
Notícia cadastrada em: 26/06/2020 12:32