Banca de DEFESA: LUANA GABRIELE GARCIA DE SOUZA

DISCENTE : LUANA GABRIELE GARCIA DE SOUZA
DATA : 08/04/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do departamento de saúde coletiva (campus central)

PREDITORES LINGUÍSTICOS DE ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES DE BAIXA RENDA

testes de linguagem; linguagem infantil; educação; leitura; carência socioeconômica.

Introdução: O Brasil tem um dos piores níveis de leitura, conforme avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. O desenvolvimento da leitura tem sido objeto de estudos com pré-escolares, porém ainda escassos no país. Objetivo: Caracterizar o desempenho de preditores linguísticos da alfabetização em pré-escolares de baixa renda e relacionar fatores socioeconômicos, vocabulário e consciência fonológica. Método: A pesquisa apresenta dois estudos: no primeiro, a amostra foi composta por 96 crianças do último ano da educação infantil avaliadas quanto a discriminação fonológica, fonologia, vocabulário, consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica e identificação de letras; no segundo, 34 crianças foram avaliadas quanto ao vocabulário, consciência fonológica e um questionário socioeconômico e cultural foi aplicado com o responsável. Resultados: no estudo 1 foi observado desempenho aquém do esperado em vocabulário, consciência fonológica, memória de trabalho, nomeação automática rápida e identificação de letras; houve correlação significativa entre consciência fonológica e memória de trabalho, consciência fonológica e identificação de letras, nomeação automática rápida e identificação de letras. No estudo 2 foi encontrada correlação significativa apenas entre o percentual de acertos no campo profissões do vocabulário e frequência de passeios realizados pela criança nos últimos 12 meses no questionário. Conclusão: As crianças pré-escolares de baixa renda apresentaram desempenho inferior quanto aos preditores linguísticos da alfabetização; estes apresentam correlação desenvolvimental entre si. Os achados do estudo ratificam a importância do monitoramento periódico desde o ensino infantil a fim de evitar problemas relacionados à alfabetização em anos posteriores da vida escolar dessas crianças.

Externo à Instituição - ANA LUIZA NAVAS - FCMSCSP
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI