PPGSES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE ESCOLA DE SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2290/101 https://posgraduacao.ufrn.br/PPGSES

Banca de DEFESA: JULIANNY BARRETO FERRAZ

DISCENTE : JULIANNY BARRETO FERRAZ
DATA : 17/03/2023
LOCAL: Escola de Saúde

CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUANTO AO MANEJO CLÍNICO DE FERIDAS DE DIFÍCIL CICATRIZAÇÃO

Ferimentos e Lesões; Cicatrização; Educação Permanente; Enfermagem.

Introdução: a avaliação de pessoas com feridas crônicas, hodiernamente chamadas de complexas ou de difícil cicatrização requer olhar criterioso dos profissionais de saúde, especialmente da enfermagem, com vistas a minimização das repercussões. Para isso, torna-se fundamental utilizar estratégias educativas, problematizadoras que favoreçam o manejo seguro e eficaz dos diversos tipos de feridas. Enfermeiros e técnicos de enfermagem relatam ter conhecimento superficial sobre o tema o que implica em processos de cicatrização mais alargados, ônus financeiro, menor rotatividade de leitos e risco maior de infecção. Objetivo: estruturar um curso de capacitação para os profissionais de enfermagem quanto ao manejo clínico de feridas de difícil cicatrização. Percurso metodológico: trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A pesquisa ocorreu no Hospital Universitário Onofre Lopes, no ano de 2022, entre os meses de junho a outubro. A população do estudo foi composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem que assistem pessoas com feridas nas unidades de internação do referido hospital. Os dados foram analisados a partir dos preceitos da análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Laurence Bardin. Resultados: foi possível identificar potencialidades e fragilidades acerca assistência de enfermagem a pessoas com feridas, além de criar uma proposta de um curso para manejo de feridas de difícil cicatrização. A variedade de coberturas e a autonomia, e competência, da comissão de curativos foram os principais fatores identificados como facilitadores no processo de cuidado. No entanto, pontos dificultadores também foram apontados pelos participantes, tais como a educação permanente fragmentada, o desconhecimento acerca dos insumos e seu uso adequado, o dimensionamento de pessoal reduzido aliado a uma gestão não participativa. Conclusão: a estruturação do curso de manejo de feridas de difícil cicatrização foi realizado e, através da análise de conteúdo, foi possível identificar diversos fatores que impactam a assistência de enfermagem nesse contexto. Com isso, espera-se que os fatores identificados sejam considerados pela gestão e pelos profissionais na perspectiva de transformar o cenário de atuação, aumentar a qualidade do cuidado ofertado as pessoas com feridas, otimizar processos e reduzir custos.

Presidente - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
Interna - 2837302 - BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA