PPGSES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE ESCOLA DE SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2290/101 https://posgraduacao.ufrn.br/PPGSES

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA CRISTINA AIRES DE MELO

DISCENTE : ADRIANA CRISTINA AIRES DE MELO
DATA : 02/09/2022
LOCAL: VIA GOOGLE MEET

Construção e validação de conteúdo digital para o site do CRIE/RN

Palavras chaves: imunização, tecnologia digital, enfermagem, centro de referência imunobiológicos especiais, programa nacional de imunização.

As vacinas foram desenvolvidas como uma medida de saúde pública para prevenir doenças e salvar vidas. O Programa Nacional de Imunização (PNI) é o responsável pelas diretrizes e condução da política de vacinação em todo o país, onde os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) constituem uma rede com infraestrutura e logística próprias com a finalidade de facilitar o acesso de grupos populacionais, com necessidades específicas de imunização, a uma ampla gama de vacinas, soros e imunoglobulinas que não são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde. No entanto, percebe-se ainda um desconhecimento da existência dos CRIE e das suas finalidades por grande parte da população e dos profissionais de saúde. Nesse contexto, o estudo objetiva a construção e validação de conteúdo digital para o site do CRIE do Rio Grande do Norte (RN). Trata-se de uma pesquisa para o desenvolvimento de um produto tecnológico com abordagem quantitativa, objetivando a construção e validação de conteúdo digital para o CRIE/RN, tendo por arcabouço metodológico a psicometria de Pasquali, nos contextos teóricos, empíricos e analíticos. A construção do conteúdo e do novo fluxo de envio das solicitações de imunobiológicos especiais pelas regionais de saúde ocorrerá de forma coletiva com a equipe multiprofissional do CRIE/RN, a partir do mais recente manual do CRIE e das normas técnicas vigentes pelo PNI. Já para a validação do conteúdo, será confeccionado formulário online direcionado aos representantes dos CRIE, listados pelo PNI e expertises na área de imunização no Brasil. Será utilizada a técnica Delphi para a compilação dos dados obtidos. O Projeto será submetido ao Núcleo de Educação Permanente do Hospital Giselda Trigueiro (NEP/HGT) para obtenção de Carta de Anuência da instituição e enviado para análise do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP/UFRN). Almeja-se que a pesquisa possa apresentar a construção e validação de conteúdo digital para o site do CRIE/RN, tornando mais visível as atividades desenvolvidas na instituição, facilitando o acesso a informações confiáveis e oficiais, e melhorando o fluxo de envio das solicitações das vacinas especiais pelas regionais de saúde.

Presidente - 2212238 - CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Externa ao Programa - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES - UFRNExterna à Instituição - HELENA KEICO SATO
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 09:27