PPGSES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE ESCOLA DE SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2290/101 https://posgraduacao.ufrn.br/PPGSES

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN DE CASTRO SILVA

DISCENTE : ALAN DE CASTRO SILVA
DATA : 28/01/2022
LOCAL: Escola de Saúde da UFRN- Formato Remoto

MAMOGRAFIA DE RASTREAMENTO: O OLHAR DE MULHERES USUÁRIAS DE UM AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO

Doenças Crônicas Não Transmissíveis.Mamografia;Promoção da Saúde. Prevenção de Doenças . Atenção secundária.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) expõem atualmente um cenário preocupante por constituírem 7 das 10 principais causas de morte em todo mundo. Dentre as DCNT, o câncer de mama é atualmente o tipo mais diagnosticado entre as mulheres no mundo e no Brasil, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Considerando que essa é uma das doenças que as mulheres mais temem e que fatores de determinação social influenciam no seu prognóstico, as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças precisam ser empregadas tendo como princípio o enfrentamento dos Determinantes Socais de Saúde (DSS). Enfatiza-se que os profissionais de saúde apontam dificuldades para atuarem com base nos DSS por ainda estarem muito focados na mudança de comportamento do indivíduo. Atualmente o rastreamento do câncer de mama tem como principal método o exame de mamografia e observa-se que algumas barreiras podem estar ligadas a realização desse exame, tais como: as atitudes e conhecimentos frente ao câncer, a falta de adesão às recomendações dos cuidados em saúde, desconforto gerado pelo exame, medo do exame ser positivo para o câncer, características individuais como raça, idade, escolaridade e classe socioeconômica, dificuldades ligadas ao acesso como agendamento e transporte até o local do exame, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza exploratória descritiva e de abordagem qualitativa, que tem por objetivo analisar o olhar das mulheres usuárias de um ambulatório especializado sobre a mamografia de rastreamento. O cenário do estudo será o ambulatório especializado da Maternidade Escola Januário Cicco e a coleta de dados se dará por meio de entrevista com roteiro semiestruturado em mulheres de 50 a 69 anos. Os dados oriundos das entrevistas serão codificados, sumarizados, sistematizados e analisados com o auxílio do software para análise de dados qualitativos, o ATLAS.ti versão Cloud, tendo como técnica de análise, a Análise Temática de Bardin. Como produto resultante desse estudo pretende-se elaborar um material didático orientativo voltado às mulheres usuárias do ambulatório especializado com o objetivo de suavizar os medos, crenças e fragilidades, dentre outros pontos que venham a ser evidenciados, além de auxiliar os profissionais de saúde e a gestão no aprimoramento e qualificação das ações de cuidado, de prevenção e de promoção à saúde dessas mulheres.

Presidente - 2295095 - LYGIA MARIA DE FIGUEIREDO MELO
Interna - 106.578.944-00 - GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - ENSP
Externa à Instituição - FATIMA RAQUEL ROSADO MORAIS - UERN
Notícia cadastrada em: 13/01/2022 08:50