PPGSES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE ESCOLA DE SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2290/101 https://posgraduacao.ufrn.br/PPGSES

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SUELHIA ELICA DE LIMA SILVA

DISCENTE : MARIA SUELHIA ELICA DE LIMA SILVA
DATA : 29/03/2021
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade

CONHECIMENTO E VIVÊNCIA DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE SUICÍDIO

Atenção básica. Saúde mental. Suicídio. Prevenção.

O suicídio é um problema de saúde pública que afeta famílias, comunidades e a sociedade como um todo. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevenção ao suicídio deve ser considerada prioridade na saúde pública. Nesse contexto, a Atenção Básica por ser porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), exige que seus profissionais estejam qualificados para assistir os usuários do serviço e identificar os fatores protetivos e de prevenção ao suicídio, garantindo-lhes assistência e acompanhamento adequados. O presente estudo tem por intuito analisar o conhecimento e a vivência de profissionais de saúde de Atenção Básica do município de Parnamirim/RN sobre o fenômeno do suicídio a partir da sua atuação profissional. Será uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório descritivo. A coleta de dados acontecerá através da realização de entrevista semiestruturada aos profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e estejam vinculados às Estratégias Saúde da Família. Terá como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado contendo perguntas acerca dos aspectos sociodemográficos e profissionais e questões norteadoras acerca do fenômeno investigado, ou seja, conhecimento e vivência de profissionais da Atenção Básica sobre suicídio. A coleta das informações iniciará após submissão e aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, e, encerrará quando houver saturação teórica das respostas. A análise será feita à luz do método de análise de conteúdo temática. Dentre os resultados vislumbra-se a construção de um produto técnico do tipo guia prático para profissionais da Atenção Básica com orientações e atualizações acerca do manejo de situações que envolvam o fenômeno do suicídio.

Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Interna - 106.578.944-00 - GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - ENSP
Externo à Instituição - CLAUDIA MARA DE MELO TAVARES - UFF
Notícia cadastrada em: 19/03/2021 20:09