PPGSES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE ESCOLA DE SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2290/101 https://posgraduacao.ufrn.br/PPGSES

Banca de QUALIFICAÇÃO: LOUZIANE KARINA TAVARES DE SOUSA TEIXEIRA

DISCENTE : LOUZIANE KARINA TAVARES DE SOUSA TEIXEIRA
DATA : 26/02/2021
LOCAL: Google Meet

ATUAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. Infecção Hospitalar. Ventilação Mecânica. Adulto. Unidade de Terapia Intensiva.

A Unidade de Terapia Intensiva é um setor destinado aos pacientes gravemente enfermos, onde o suporte ventilatório é realizado por meio da Ventilação Mecânica Invasiva, na maioria das vezes, que é uma das tecnologias utilizadas para garantir a estabilidade hemodinâmica e adequada oxigenação. A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, como evento adverso relacionado à Ventilação Mecânica Invasiva, é uma infecção muito comum do parênquima pulmonar que acomete pacientes críticos com uma taxa de morbimortalidade considerável. Uma estratégia que tem sido adotada com sucesso para prevenção dessa patologia refere-se à implementação de protocolos, construídos e aplicados de forma coletiva que possam estimular a adesão dos profissionais às medidas recomendadas. Nesta perspectiva, a atuação interprofissional tem-se constituído um elemento importante para produzir ações de saúde frente à complexidade do processo saúde-doença. Neste contexto, esta pesquisa objetiva compreender como a atuação interprofissional poderia se configurar como estratégia para prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo convergente assistencial. O cenário de estudo será a Unidade de Terapia Intensiva adulto de um hospital universitário, tendo como participantes enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos. A pesquisadora integra a equipe profissional deste cenário, o que atende a Pesquisa Convergente Assistencial ao exigir a imersão do pesquisador no local de estudo e sua relação direta com os participantes. A coleta e produção de dados será realizada por meio de etapas sequenciais. Inicialmente, será aplicado questionário estruturado aos profissionais, contendo questões abertas e fechadas capazes de identificar o conhecimento e as práticas para prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, além de levantar abordagens sobre a atuação profissional e o trabalho colaborativo. Em seguida, serão coletados dados sobre a taxa de densidade de incidência dessa infecção na Unidade de Terapia Intensiva, fornecida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Posteriormente, serão realizados grupos de convergência com os profissionais participantes, contemplando ações educativas que abordem as temáticas mais relevantes apresentadas nos questionários, num momento de discussão e troca de saberes entre os participantes, de modo a subsidiar a construção coletiva de um protocolo. A análise dos dados advindos dos questionários será do tipo descritiva, enquanto que os dados produzidos nos grupos de convergência serão analisados seguindo as fases de apreensão, síntese, teorização e transferência dos dados, momento em que se fará uso do software Atlas-ti versão 8.0. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para padronizar as ações de prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica na Unidade de Terapia Intensiva adulto enfatizando a atuação interprofissional, refletindo na qualidade da assistência e segurança do paciente.

Presidente - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Interna - 2474945 - IZAURA LUZIA SILVERIO FREIRE
Externo à Instituição - DENISE MARIA GUERREIRO VIEIRA DA SILVA - UFSC
Notícia cadastrada em: 10/02/2021 11:23