PPGSES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE ESCOLA DE SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2290/101 https://posgraduacao.ufrn.br/PPGSES

Banca de DEFESA: AYSLA MONIQUE FERNANDES FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : AYSLA MONIQUE FERNANDES FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 16/09/2020
LOCAL: VIA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DOS SERVIDORES QUE NÃO REALIZAM OS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Serviços de Saúde do Trabalhador. Vigilância em saúde do trabalhador. Servidores públicos. Exames médicos.

A promoção a saúde do servidor, além de contar com o seu próprio empenho enquanto agente ativo na proteção de sua saúde, envolve estratégias multiprofissionais e de multigestão. Nesta perspectiva, o Exame Médico Periódico atua como importante ferramenta para compor perfis epidemiológicos pois, de forma coletiva, permite avaliar a condição de saúde dos servidores, bem como detectar precocemente doenças relacionadas ou não ao trabalho. Neste contexto, este estudo teve como objetivo construir um diagnóstico situacional e estratégias de enfrentamento às causas da não realização dos Exames Periódicos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com estratégia multi método sequencial, de abordagem quantitativa e qualitativa. Deste modo, após o parecer favorável do Comitê de Ética da UFRN, a coleta de dados ocorreu em duas etapas. Na primeira, de abordagem quantitativa, ocorreu a coleta de dados no Módulo Órgão do portal SIAPEnet. Em seguida, para a coleta de abordagem qualitativa, foram enviados convites por e-mail aos participantes, para o preenchimento de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados, respectivamente, por estatística descritiva e análise de conteúdo segundo Laurence Bardin. Os resultados revelaram que, superando os fatores sociodemográficos, a característica comum ao perfil destes servidores é subjetiva, referindo-se à baixa expectativa quanto ao potencial de resolutividade do serviço às suas demandas de saúde; e a principal causa identificada para a não realização dos exames, refere-se à falta de tempo e/ou prioridade. Assim, constatou-se que o ponto crítico para o distanciamento ao serviço, está diretamente associado à baixa efetividade em comunicar as ações pretendidas, evidenciado pela pouca adesão, relacionado a inobservância de sua importância enquanto ferramenta de vigilância, além do conhecimento insuficiente dos servidores em relação a necessidade e importância do acompanhamento de sua saúde. Esta mudança de paradigma pode ser alcançada mediante ajustes estratégicos nos fluxos, além da disponibilização de informações mais claras e precisas. Finalmente, destaca-se a necessidade de ações direcionadas, coletivas, intersetoriais e multidisciplinares, com métodos intencionais e programados, a fim de alcançar estes trabalhadores públicos.

Presidente - 2212238 - CLEONICE ANDREA ALVES CAVALCANTE
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE