PPGSES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE ESCOLA DE SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2290/101 https://posgraduacao.ufrn.br/PPGSES

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA MARAÍSA DE PAIVA SILVA

DISCENTE : FLÁVIA MARAÍSA DE PAIVA SILVA
DATA : 23/09/2019
LOCAL: Escola de Saúde da UFRN SALA 15

TRABALHO INTERPROFISSIONAL E COLABORATIVO COMO PRESSUPOSTOS PARA A REORIENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Equipe de assistência ao paciente; interprofisionalidade, colaboração, saúde mental

Atualmente as complexidades das necessidades de saúde e as especificidades dos serviços, sob a perspectiva da atenção integral, enfatizam a relevância de diferentes profissionais para o cuidado resolutivo e de qualidade. Neste horizonte, o trabalho em equipe surge como ferramenta para alcance de transformações imprescindíveis para melhor operacionalização do Sistema Único de Saúde. A prática interprofissional e colaborativa desenvolve a diminuição da competição profissional, e substitui a assimetria nas relações de poder no cuidado em saúde, por relações de parceria. Se constrói no exercício do diálogo, promovendo participação, planejamento, descentralização do poder e parceria/participação dos usuários no processo do cuidado. A OMS, preconiza sua efetivação como possibilidade de otimização dos serviços de saúde, fortalecimento dos sistemas de saúde e promoção de qualificação dos resultados na assistência.  A atenção psicossocial se configura como espaço potente para a o fortalecimento da interprofissionalidade na dinâmica do trabalho em saúde, motivo pelo qual foi escolhido como objeto de análise desse estudo. Este estudo tem como objetivo principal analisar o trabalho interprofissional e colaborativo na produção dos serviços de saúde na Rede de Atenção Psicossocial no município de Pombal/PB. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tipo estudo de caso, descritivo, exploratório. Para identificar os aspectos propostos nos objetivos serão realizadas entrevistas com gestores que atuam nos diferentes serviços de saúde que fazem parte da RAPS, e grupos focais com os profissionais que atuam na assistência destes serviços. A análise dos dados apreendidos pela entrevista e realização dos grupos focais acontecerá de forma simultânea, de acordo com Bardin. A técnica de análise de conteúdo se dará nas seguintes etapas: pré-análise, exploração do material ou codificação, tratamento dos resultados obtidos e interpretação.

Presidente - 2639848 - MARIZE BARROS DE SOUZA
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 03/09/2019 15:26