PPGSES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SOCIEDADE ESCOLA DE SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2290/101 https://posgraduacao.ufrn.br/PPGSES

Banca de DEFESA: VANISSE KALYNE DE MEDEIROS

DISCENTE : VANISSE KALYNE DE MEDEIROS
DATA : 29/04/2019
LOCAL: Escola de Saúde da UFRN - Sala 15

CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA A PRESERVAÇÃO DE CATETERES PARA HEMODIÁLISE: contribuição da Educação Permanente

educação em enfermagem; hemodiálise; cateteres venosos centrais;; educação permanente; educação continuada.

Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial, de natureza qualitativa, desenvolvida em um Hospital Universitário, localizado na cidade de Natal/RN. Objetivou analisar a contribuição da Educação Permanente, por meio de ação educativa problematizadora, no desenvolvimento profissional de trabalhadores de enfermagem na preservação de cateteres para Hemodiálise. Teve como referencial teórico as ideias do educador brasileiro Paulo Freire e a Política de Educação Permanente, que fundamentaram a execução de ação educativa problematizadora, a qual seguiu as etapas do Arco de Maguerez: observação da realidade, identificação dos pontos-chaves, teorização, construção de hipóteses de solução e aplicação à realidade. Participaram do estudo onze profissional de enfermagem da enfermaria clínica da unidade de sistema urinário do hospital, sendo dois enfermeiros e nove técnicos de enfermagem. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2018. As técnicas para coleta de dados foram o grupo focal e a entrevista semiestruturada. Os dados foram transcritos e transportados para o software Atlas-ti, versão 8.0, no qual foram implementadas as etapas de pré-análise e exploração do material, conforme Minayo estabelece na análise de conteúdo temática, havendo a codificação do material e organização em categorias e subcategorias, para que pudesse ser feito, posteriormente, o tratamento dos resultados, executando a inferência e a interpretação. Emergiram as seguintes categorias: “Carência de Educação Permanente e de Sistematização da Assistência de Enfermagem”, “Necessidades de aprendizagem para preservação de cateter para Hemodiálise”, “Avaliação da ação educativa de problematização do cuidado com o paciente com cateter para Hemodiálise”, “Aprendizados que geram um novo sentir e um novo cuidar”, “Processo de tomada de consciência e responsabilização sobre o cuidar” e “Indícios na prática quanto ao processo de transformação da realidade”. Os resultados demonstraram que a Educação Permanente, fundamentada na problematização da realidade, favoreceu um repensar sobre as práticas do cuidado, também sobre o exercício profissional, quanto aos papéis exercidos pelo Técnico em Enfermagem e o Enfermeiro no trabalho em equipe, estimulando um processo de tomada de consciência sobre a responsabilidade e a importância de cada fazer profissional para construir um cuidado com humanidade, ética, escuta qualificada, promoção da qualidade de vida e intervenção precoce para prevenir riscos e agravos à saúde. Dessa forma, devido à avaliação positiva da ação educativa pelos participantes da pesquisa, a proposta de Educação Permanente, elaborada no estudo, contemplou as etapas do Arco de Maguerez para o desenvolvimento profissional na inserção e permanência no cuidado com o paciente portador de cateter para Hemodiálise.

Presidente - 3508071 - LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
Interna - 2837302 - BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ROCHA
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN
Notícia cadastrada em: 12/04/2019 11:27