Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO TEIXEIRA DA SILVA

DISCENTE : JOÃO PAULO TEIXEIRA DA SILVA
DATA : 25/08/2022

A IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DO LEAN E DO BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO DE INSUMOS HOSPITALARES: UM ESTUDO DE CASO

Lean 1. Gestão Hospitalar 2. Business Intelligence 3. Gestão de Suprimentos 4. Hospitais de Ensino 5.

Os hospitais são estruturas com elevada complexidade e constante incorporação de novas tecnologias, repercutindo na necessidade de métodos de gestão que se adequem a diversos cenários. A gestão de suprimentos nestas organizações tem por objetivo a garantia da disponibilidade dos materiais e produtos, apesar das limitações financeiras e dos entraves próprios da atividade. A aplicação da metodologia Lean nesse segmento visa a simplificação e agilidade das atividades, melhorando a compreensão dos processos e os seus resultados. Atrelada ao Business Intelligence (BI), é possível obter a melhoria dos processos, por meio da utilização de informações e da gestão do conhecimento, além de tornar visíveis os resultados alcançados pela equipe. Para tanto, o desenvolvimento desta pesquisa visa identificar se, por meio da aplicação de técnicas de gestão ágeis e de BI, seria possível alcançar melhores indicadores na gestão de um hospital universitário federal.

Presidente - ***.655.474-** - JOÃO PAULO QUEIROZ DOS SANTOS - IFRN
Interno - ***.446.184-** - ANTONIO HIGOR FREIRE DE MORAIS - IFRN