Banca de DEFESA: RENATA CRISTINA DA SILVA MARTINS

DISCENTE : RENATA CRISTINA DA SILVA MARTINS
DATA : 29/06/2021
LOCAL: WEBCONFERÊNCIA

Tradução e adaptação transcultural do módulo Acute Care do Programa e-learning National Early Warning Score 2 para o português brasileiro

Alerta precoce; Pacientes Internados; Tradução; Educação Continuada em Enfermagem.

Pacientes hospitalizados estão sujeitos a alterações inesperadas em seu estado clínico. A vulnerabilidade apresentada por internos em enfermarias é, ainda nos dias de hoje, um grande problema nas instituições de saúde. Assim, em resposta a este problema, no ano de 1997 foi criado o primeiro EWS (Early Warning Scores, em português, Escore de Alerta Precoce). Os EWS são ferramentas desenvolvidas para auxiliar na detecção precoce do agravamento das condições clínicas dos pacientes àbeira do leito, alertando a equipe de saúde a prestar assistência imediata necessária. O National Early Warning Score (NEWS) superou 33 outros EWS na detecção de pacientes com risco de parada cardíaca, na admissão não planejada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou morte dentro das 24h de internação. Além disso, um escore NEWS elevado (≥5) também é um bom preditivo de sepse nos pacientes. O NEWS foi publicado pela primeira vez em 2012 pelo Royal College of Physicians (RCP) e sua versão mais recente, o NEWS 2, data de 2017. Esse escore oferece uma abordagem padronizada para avaliar doenças agudas e utiliza parâmetros fisiológicos que são rotineiramente coletados pela equipe de enfermagem. Tão importante quanto a concepção atualizada do escore é a formação das equipes para sua utilização na prática clínica. Desta forma, em janeiro de 2019, o National Health Service (NHS) England em parceria com o NHS Improvement, Health Education England e o RCP publicaram um curso na língua inglesa sobre o NEWS 2 que fornece ferramentas de apoio para sua implementação e ilustra exemplos práticos de como ele estásendo implementado na Inglaterra. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi realizar a tradução e adaptação transcultural, do idioma inglês para o português brasileiro, do Programa e-learning NEWS 2, referente ao módulo de cuidados agudos (Acute Care), ofertando-o como um curso na Plataforma AVASUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema único de Saúde). Para a consecução deste objetivo foram aplicadas as etapas da pesquisa metodológica para validação de instrumentos, que contou com a validação de conteúdo, após o processo de tradução e retrotradução, por juízes experientes e enfermeiros que atuam no cuidado de pacientes internos. Como resultado foi observada a concordância entre os juízes e enfermeiros sobre a validade do conteúdo a ser ofertado no curso. Os produtos gerados desta pesquisa foram, portanto, 02 artigos científicos e um curso hospedado na plataforma AVASUS. Dada a importância e urgência na padronização de EWS na realidade dos hospitais no Brasil, o curso ofertado via AVASUS visa facilitar a implementação do NEWS 2 no sistema de saúde brasileiro, o que iráfavorecer a identificação precoce de pacientes com risco de deterioração clínica e a intervenção precoce a estas pessoas, diminuindo a incidência de desfechos desfavoráveis e impactando positivamente na saúde da população, além da contenção de ocupação de leitos intensivos e provável diminuição de custos hospitalares. Ressalta-se a relevância do escore NEWS 2 para a prática clínica, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19, que alerta os serviços de saúde, profissionais e comunidade para a importância da capacitação das equipes de enfermagem, em particular, na identificação de complicações a pacientes internos.

Presidente - 1717611 - JOSELI SOARES BRAZOROTTO
Interna - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS