Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS OLIVEIRA SANTOS ALVES

DISCENTE : THAIS OLIVEIRA SANTOS ALVES
DATA : 10/11/2020
LOCAL: Qualificação por webconferência

Curso EducaLean: Aprenda a aplicar o Lean Six Sigma as suas tarefas diárias e aumentar sua produtividade e também a produtividade de sua equipe.

Lean seis sigma; saúde 4.0; taxa de permanência hospitalar; desing thinking, educação lean

Estudos mostram que o setor de saúde no Brasil é um setor em destaque no cenário atual do país, devido principalmente à insatisfação da população com relação aos serviços prestados. Este setor encontra-se sob contínua pressão para melhorar os serviços e a segurança do paciente, bem como reduzir custos, tempos de espera, e erros. Diante dessa problemática nasce o desejo de utilizar as metodologias ágeis de gestão ( Lean Six Sigma e Lean Healthcare)  com ituito de melhorar a eficiências dos processos assistencias dos hospitais universitários ligados a rede EBSERH. Os princípios Lean estão voltados para a melhoria na qualidade da assistência aos pacientes. Seu objetivo é eliminar desperdícios e assegurar maior atenção na prestação de cuidados, por meio do sistema de melhoria contínua. Este projeto destina-se a concepção de um curso o EducaLean ofertado por meio de material didático de ensino a distância EAD, inserido na plataforma de educação AVASUS, para aos profissionais da rede EBSERH e demais trabalhadores da saúde, com interesse na melhoria contínua dos processos assistenciais hospitalares. O curso apresentará os princípios fundamentais do Lean Six Sigma que sustentam as abordagens modernas de melhoria contínua na saúde. produto foi desenhado por meio da metodologia DMADV (Define, Measure, Analyse, Design e Verify) do design For Lean Six Sigma para entendermos o problema em questão ultilizando ferramentas Lean Six Sigma  como diagrama Ishikawa, avaliação de pareto, Sipoc, mapeamento de fluxo de valor, entre outras. A abordagem metodológica a ser utilizada na construção do curso foi o Design Thinking, que nos auxilia na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar soluções de melhor qualidade através de quatro etapas: imersão (entendimento), ideação (criação), prototípico (teste) e desenvolvimento (aplicação). Os benefícios da implementação do projeto serão os clinetes externos e internos. Espera-se melhorar a eficiência dos hospitais universitários com Foco muito mais nas pessoas do que no processo mecânico proporcionando além de  resultados clínicos a  melhoria eficiência do processo assistenciais.

Externa à Instituição - GENILDE GOMES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ALDAIR DE SOUSA PAIVA - UFRN
Interna - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Presidente - 8277481 - LYANE RAMALHO CORTEZ