Banca de DEFESA: RIGELDO AUGUSTO LIMA

LOCAL: WEBCONFERÊNCIA

Inovação no Processo de Incorporação de Tecnologias em Saúde para a Rede Ebserh

Tecnologias em Saúde, Incorporação, Inovação, Hospital

A incorporação de tecnologias em saúde é um tema central nas preocupações de vários países atualmente, em virtude de seu impacto econômico e para a qualidade de vida das populações. Destaca-se o fato de que no Brasil os hospitais universitários são os principais atores envolvidos na efetiva incorporação de tecnologias para o cuidado em saúde. Observa-se que, embora tenha ocorrido um avanço importante neste aspecto no Brasil nos últimos anos, a incorporação de tecnologias em saúde no âmbito hospitalar ainda carece de um modelo de fluxo estruturado e funcional. Dado que a rede Ebserh é responsável pela gestão de 40 Hospitais Universitários em todas as regiões do país, conhecer sua realidade na incorporação de tecnologias é imprescindível para a proposição de um novo fluxo para a incorporação. O objetivo deste trabalho foi elaborar um processo de incorporação de tecnologias em saúde para a Rede Ebserh, por meio de um estudo aplicado, observacional, transversal, com pesquisa exploratória documental e de campo, sob uma abordagem descritiva com análises quantitativa e qualitativa. Para embasar a geração do produto principal, a pesquisa foi desenhada em 03 etapas distintas: etapa 1 - avaliação documental da comissão de padronização de produtos para saúde do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a análise da documentação nacional e da literatura no assunto, gerando um artigo científico publicado; etapa 2 – realização de um questionário semiestruturado às 40 filiais Ebserh para a execução de um diagnóstico situacional da Rede e etapa 3 - realização de grupo focal com os membros da comissão de padronização de produtos para a saúde (CPPS) do HUB, fases que alicerçaram a proposição do modelo de fluxo de incorporação de produtos para a saúde, aqui apresentado como outro produto gerado, além de dois artigos científicos encaminhados para publicação. Concluiu-se que há a necessidade de análise científica e situacional que embase as melhores práticas na incorporação de produtos para a saúde hospitalar e destaca-se o novo fluxo construído como uma ferramenta a ser empregada em busca da aquisição de produtos de qualidade e com segurança ao paciente na rede Ebserh, com potencial redução de custos, modelo este, escalável para outras instituições hospitalares em nosso país.

Presidente - 1717611 - JOSELI SOARES BRAZOROTTO
Interna - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Interno - 1139873 - RICARDO FERNANDO ARRAIS
Externa ao Programa - 1573810 - KARINNA VERISSIMO MEIRA TAVEIRA