Banca de QUALIFICAÇÃO: LIANE LOPES DE SOUZA PINHEIRO

DATA : 27/11/2019
LOCAL: CTEC - Sala 418

NOVO SOFTWARE PARA A GESTÃO DE OPMEs PARA O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES

Administração Hospitalar, Tecnologia da Informação, software, Próteses e Implantes, Equipamentos e Provisões.

As Órteses, Próteses e Materiais Especiais  fazem parte de uma categoria ampla de materiais, com um universo extremamente diverso de produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos, bem como no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. A gestão de tais órteses, próteses e materiais especiais  permeia grande parte dos processos hospitalares, desde o agendamento do procedimento até a contabilização das informações, passando pela logística, consumo e faturamento. Esse fluxo contribui para que suas características assistenciais e de comercialização, seja considerada complexa, pois envolve pacientes, médicos, profissionais de saúde, fabricantes, fornecedores e gestores. Esse contexto faz surgir a necessidade de desenvolver estratégias com o objetivo de aprimorar o gerenciamento do uso das órteses, próteses e materiais especiais  . Posto isso, o desenvolvimento de um sistema de informação foi elencado como estratégia para contribuir para gestão de órteses, próteses e materiais especiais   no Hospital Universitário Onofre Lopes que apresenta dificuldades que torna o processo gerencial atual frágil, inseguro e sujeito a muitas falhas que prejudicam a instituição e ao próprio paciente. O objetivo deste trabalho é desenvolver um software de apoio a gestão de órteses, próteses e materiais especiais  , tendo como motivação trazer melhorias aos processos de trabalho para os profissionais de saúde, proporcionar melhoria da qualidade do serviço de saúde prestado, como também alcançar efeitos positivos para a gestão hospitalar em um importante Hospital Universitário. O estudo foi dividido em três etapas. A primeira etapa do trabalho consistiu em uma revisão de literatura quanto a gestão de órteses, próteses e materiais especiais, em seguida foi desenhado um fluxo de trabalho que favoreceu a gestão e possibilitou a adequação a legislação vigente e na última etapa foi concebido e desenvolvido um software para gestão de órteses, próteses e materiais especiais denominado Haima. O presente estudo teve como foco principal a concepção e o desenvolvimento de um software viável a uma instituição pública de saúde, para inovar e melhorar a gestão de OPMEs. Possui na sua arquitetura a solicitação médica em formulário digital próprio, a autorização do uso do material pelo gestor, o controle da lista de espera, o agendamento dos procedimentos, a disponibilidades do material, a reserva e a dispensação do mesmo no dia de realização do procedimento. A expectativa com a implantação do software Haima é o aprimoramento da gestão de OPMEs, de forma a melhorar a comunicação entre os envolvidos, agilizar e oferecer mais segurança ao fluxo de informações, ter mais controle no processo, além de possibilitar a inserção de um serviço gerencial com geração de indicadores que permitam maior segurança a gestão.

Presidente - 1752038 - CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Externo ao Programa - 350690 - ANGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA
Externo à Instituição - JOAO MARCOS TEIXEIRA LACERDA - IFRN
Notícia cadastrada em: 11/11/2019 15:38