Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA VIEIRA FRONDANA

DISCENTE : FERNANDA VIEIRA FRONDANA
DATA : 16/10/2019
LOCAL: SEDIS/UFRN

A ESTRUTURAÇÃO DE FORMAÇÃO HUMANA MEDIADA POR TECNOLOGIA PARA MINIMIZAÇÃO DE DANOS EVITÁVEIS EM EQUIPAMENTOS MÉDICOS.

Imperícia, equipamentos, falha, educação à distância.

A pesquisa de mestrado tem como objetivo a estruturação de curso de formação continuada, mediado por recursos tecnológicos, para minimizar os danos a equipamentos médico-hospitalares (EMH) em decorrência de imperícia, negligência e imprudência. Considerando que o universo de EMH é considerável, são mais de 800 tipos, além de cada tipo possuir diversas marcas e modelos que variam tecnicamente entre si, dois em especial, foram escolhidos para serem o tema central de estudo, discussão e proposta pedagógica deste projeto. Um, a ressonância magnética nuclear possui alto custo de aquisição, implantação e operação, além de causar alto impacto assistencial quando da sua indisponibilidade uma vez que compromete a realização de exames de diagnóstico por imagens primordiais para identificação, prognóstico e terapia de pacientes, principalmente com suspeita de câncer; o outro, as camas elétricas hospitalares, possuem custo unitário médio e grau de complexidade baixo, porém a representação quantitativa é grande nos diversos hospitais do país. O impacto de sua indisponibilidade é o bloqueio de leitos assistenciais, impedindo a internação de novos pacientes que necessitam permanecer em hospitais para que suas condições de saúde sejam restabelecidas. Dentre as diversas causas de quebras de um equipamento médico-hospitalar, há o mau uso, que pode ser considerado uma causa evitável ou mitigável. Considerando as dimensões continentais do país, a estratégia de educação assistida por recursos tecnológicos dos profissionais ligados à assistência à saúde é uma ferramenta viável, de alta difusão e baixo custo, para diminuir as quebras destes dois tipos de EMH por mau uso. A educação continuada é uma das principais ferramentas utilizadas nos hospitais atualmente para aumentar a segurança do paciente. Assim, para desenvolvimento desta pesquisa de mestrado, foi abordada a pesquisa ação. Foram definidas as palavras chave e realizada busca na base científica Google Acadêmico. Além disso, houve a realização de duas oficinas de imersão para formação de tutoria em cursos educacionais mediados por tecnologias da informação. Ainda será realizada pesquisa em pelo menos 3 hospitais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para levantamento de informações de campo, bem como consulta aos fabricantes dos equipamentos, para acesso às informações de mau uso e principais recomendações de boas práticas de operação para os dois equipamentos. O resultado do trabalho é a proposta pedagógica de um curso de relevância e impacto para mitigar quebras de equipamentos por mau uso e minimizar os impactos assistenciais, sociais e financeiros à população, aos hospitais e redes de saúde do Sistema Único de Saúde. Além disto, pretende-se contribuir para aumento da segurança do paciente, principal foco das estratégias de saúde moderna.

Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interna - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO
Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Notícia cadastrada em: 30/09/2019 08:48