Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIK KELLY SANTOS LIMA

DISCENTE : MONIK KELLY SANTOS LIMA
DATA : 01/11/2018
LOCAL: HUOL - Auditório Mariano Coelho

IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO PROCESSO DE TRABALHO EM UM SERVIÇO DE QUIMIOTERAPIA AMBULATORIAL EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ - AL.

Gestão hospitalar, Gestão por processos, Quimioterapia.

O presente estudo objetiva apresentar uma proposta de um novo processo de trabalho para otimização do funcionamento de um serviço de quimioterapia ambulatorial utilizando o mapeamento de processos como instrumento estratégico tanto para análise de requisitos necessários para seu desenvolvimento quanto como a sua contribuição para a identificação de possíveis padronizações e melhorias nos processos mapeados. Para sua efetivação, foi utilizado o serviço de quimioterapia ambulatorial do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL/EBSERH) em Alagoas, por estar apresentando baixa produtividade, longo tempo de espera dos pacientes para iniciar tratamento e queixa da equipe profissional de sobrecarga de serviço. A metodologia se deu a partir de uma revisão de literatura para embasar as discussões do projeto. Sequencialmente, unindo a visão da equipe assistencial, a observação da dinâmica do serviço e baseando-se nos conceitos de gestão de processos, foi realizada a construção do mapeamento do processo, a identificação dos nós críticos do mesmo e, a partir dessa identificação, a construção de um novo mapeamento de processo que ilustra o processo de trabalho implantado. Para avaliar o impacto do novo processo implantado na qualidade do serviço, foram estabelecidos indicadores parametrizados antes e após implementação do mesmo. Verificou-se que os procedimentos realizados no serviço são complexos e dependentes de ferramentas de trabalho manuais e não integradas entre os setores que o compõem, o que ocasionava problemas como falhas de comunicação, divergências de informações por não entendimento dos processos do serviço pela equipe assistencial e maior dispêndio de recursos com impacto direto na produtividade. O mapeamento do processo de trabalho pela equipe, associado ao entendimento do mesmo e o redesenho e implementação de um novo modelo mostrou impacto positivo importante na qualidade do serviço prestado, com melhora considerável dos indicadores de tempo de espera do paciente, produtividade do serviço e faturamento.

Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interno - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO
Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Notícia cadastrada em: 29/10/2018 15:25