Banca de DEFESA: MARIA LUISA NOGUEIRA DANTAS

DISCENTE : MARIA LUISA NOGUEIRA DANTAS
DATA : 30/10/2018
LOCAL: HUOL - Auditório Mariano Coelho

Diretrizes para a pesquisa e inovação tecnológica na empresa brasileira de serviços hospitalares

Pesquisa e desenvolvimento. Inovação tecnológica. Pesquisa em saúde. Ebserh.

A inovação tecnológica, por meio dos setores de pesquisa e desenvolvimento, deve ser resultado de produção científica de ponta e influenciar o setor produtivo de um país. A importância da pesquisa em saúde no Brasil é amplamente reconhecida, estando os institutos de pesquisa em saúde dentre os primeiros e mais importantes do país. A saúde, por sua importância social, como também em função de responder por parcela significativa dos investimentos nacionais em pesquisa e desenvolvimento, desponta como um sistema produtivo capaz de concretizar um modelo de desenvolvimento competitivo e inclusivo. A Ebserh, empresa pública criada em 2011, possui, dentre suas finalidades, a prestação de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão e ainda não possui diretrizes para realização de pesquisas. Considerou-se a importância de propor um fluxo para tramitação de projetos de pesquisa na Ebserh, objetivo desse trabalho. Para conduzir esse estudo foram elencadas três instituições de pesquisa, para avaliação dos fluxos de tramitação de projetos de pesquisa, bem como estudo de campo na Pró Reitoria de Planejamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura. Como resultado, elaborou-se uma proposta de fluxo e constatou-se que é premente que a e defina normativas, baseadas no arcabouço legal nacional, e processos relacionados à realização de pesquisa e inovação tecnológica no âmbito dos hospitais da rede, a fim de institucionalizar e fomentar a produção científica e contribuir para o desenvolvimento do Brasil em pesquisa e inovação tecnológica em saúde.

Externo à Instituição - ALDAIR DE SOUSA PAIVA
Externo ao Programa - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interno - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO