Banca de QUALIFICAÇÃO: LUDMILA WANBERGNA NOGUEIRA FELIX

DISCENTE : LUDMILA WANBERGNA NOGUEIRA FELIX
DATA : 11/09/2018
LOCAL: SEDIS

Proposta de Metodologia de Projeto de Sinalização para um Hospital Universitário Federal

Sinalização hospitalar, projeto de sinalização, metodologia de design, wayfinding

Este artigo apresenta uma proposta metodológica de projeto de sinalização para um hospital universitário federal. A contribuição metodológica é dividida em três etapas fundamentais: planejamento (construção de rede de apoio e realização de diagnóstico situacional), desenvolvimento (elaboração de projeto de sinalização, desenvolvimento de processo licitatório, validação de conteúdo e fechamento de manual de sinalização e ambientação) e execução (implantação de projeto de sinalização e avaliação de proposta pela comunidade hospitalar). O método é inovador por acrescentar à proposta a construção de uma rede de apoio, que inclui formação de equipe operacional a partir de parcerias, estratégias de envolvimento da gestão e da comunidade hospitalar no processo e oportunidades de captação de recursos na esfera pública, o que reduz drasticamente os custos do projeto às instituições. A proposta é apresentada em detalhes ao longo do artigo e vem para dar suporte aos gestores que desejam desenvolver projetos de sinalização e não têm conhecimento técnico, equipe nem recursos financeiros para executá-lo.

Interno - 1752038 - CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Presidente - 1510735 - DANILO ALVES PINTO NAGEM