Banca de QUALIFICAÇÃO: EDWAR BARBOSA COUTO

DISCENTE : EDWAR BARBOSA COUTO
DATA : 03/09/2018
LOCAL: HUOL

PACS em Nuvem – Um diagnóstico estratégico para os Hospitais Universitários geridos pela Ebserh

Computação em Nuvem, Sistemas de Informação em Radiologia, Telerradiologia

Os centros de Diagnóstico por Imagem (CDI’s) geram um grande volume de dados. O atendimento qualificado ao paciente requer o acesso eficiente a todas as informações relevantes. Fazer isso exige uma estrutura para o compartilhamento de informações que atenda às necessidades dos prestadores de serviço, dos pacientes e das instituições que compõem os sistemas de saúde (IHE, 2017). O conceito de compartilhamento de dados é estratégico para organizações com unidades descentralizadas como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Capaz de reduzir gastos, conectar profissionais e proporcionar uma base de sustentação para várias inovações em tecnologia da informação e comunicação (TIC) para a saúde. O compartilhamento de dados está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, provocando rápidas mudanças nas formas de aprendizado e na maneira como as pessoas se relacionam. Diante do exposto, o presente estudo objetiva responder: As Unidades de Imagem dos Hospitais Universitários (HU’s), administrados pela Ebserh gerenciam seus dados de forma a atender as demandas de assistência, ensino e pesquisa? Para chegar a esta resposta buscou-se, através de uma revisão literária, entender como a Computação em Nuvem está contribuindo para evolução dos sistemas de arquivamento e comunicação de imagens médicas (PACS). Posteriormente avaliou-se a percepção dos gestores das Unidades de Imagem dos HU’s, através de um questionário, contextualizando os achados com as perspectivas e tendências no gerenciamento de informação encontrados na revisão literária. Concluiu-se que as Unidades de Imagem dos Hospitais Universitários necessitam inovar seus processos e se ajustar de forma mais dinâmica ao ambiente onde estão inseridas; planejando ações de forma estruturada e escalável, que agreguem valor aos serviços prestados. O PACS em nuvem é uma importante ferramenta para Ebserh promover essa inovação nos Hospitais Universitários.

Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interno - 1422699 - HERTZ WILTON DE CASTRO LINS